Abrir Menu

Tudo o que você precisa saber sobre o Google Ads

O Google Ads é de longe uma das melhores ferramentas de marketing já lançadas, já que permite empresas de diversos segmentos e tamanhos, aparecerem e alcançarem o público que precisam para crescer e prosperar.

Se utilizada da maneira correta, mesmo uma pessoa sem muito entendimento, consegue atingir bons resultados seguindo os padrões básicos de anúncios que a própria plataforma oferece para aqueles que se arriscam a tentar, mas é claro que anunciar com um profissional especializado faz toda a diferença.

Independente se você busca informações para começar o gerenciamento sozinho ou se você já está no controle há algum tempo, trouxemos nesse artigo alguns pontos importantes para se ter em mente.

Primeiro… Onde e como você pode anunciar?

Claramente para aqueles que nunca fizeram anúncios através do Google Ads, vamos citar abaixo as formas como você pode aparecer para seus clientes e anunciar seus produtos ou serviços. As opções são:

  • Rede de Pesquisa: Você aparece nos resultados de pesquisa do Google, além de ter a chance de aparecer também para sites parceiros do Google. Seus anúncios aparecem quando alguém pesquisa por algo relacionado aos seus produtos ou serviços.
  • Rede de Display: Você pode, através de anúncios em formatos de texto, banners, vídeos ou outros, aparecer em diversos sites e até mesmo no Youtube. Você pode escolher sites estratégicos para aparecer exatamente no momento certo para o seu público.
  • Google Shopping: Principalmente para e-commerce, permite que seus produtos apareçam em destaque juntamente com outros concorrentes, trazendo especificações sobre seus produtos, os preços e imagens de cada um.

Basicamente, você pode utilizar cada uma das opções acima para criar uma estratégia para alcançar o seu público ou utilizar somente uma delas, tudo depende da necessidade e investimento de cada um.

Fique por dentro do universo Criativito

Dicas de identidade visual, redes sociais, marketing e muito mais, assine nossa news!

    Pode ser que você precise apenas de tráfego para o seu site, ou queira alcançar aquelas pessoas que já visitaram sua loja online, mas não efetuaram nenhuma ação importante, ou ainda, prefira somente aumentar o reconhecimento da sua marca… Você pode precisar disso tudo de uma vez ou pensar por partes, de todas as maneiras é possível trabalhar através do Google Ads.

    Por isso é muito importante levar em consideração duas coisas antes de começar: Quanto a sua empresa pode investir e qual estratégia irá colocar em prática.

    Você pode investir quanto quiser!… Depende

    O Google vende a ideia de que o anunciante pode fazer o investimento no valor que desejar, e de fato o anunciante pode mesmo, mas isso não significa que terá resultados positivos, tudo vai depender do segmento da sua empresa e da estratégia que deseja colocar em prática.

    Por exemplo:

    Se a sua empresa faz parte de um segmento muito concorrido, onde para anunciar na rede de pesquisa e levar pessoas para o seu site através de cliques no seu anúncio, um único clique sai por volta de R$90 (alguns ramos possuem cliques extremamente caros, e olha que esse que citamos nem é o maior), se a sua empresa anunciar R$100 por dia, concorda que o seu anúncio pode até aparecer para muitas pessoas, mas que se o seu objetivo é que a pessoa visite o seu site, só conseguirá levar uma pessoa por dia?!

    Se você anunciar todos os dias do mês, terá anunciado uma média de 30,4 dias com o custo de R$3.040,00 e levado apenas uma média de 30 pessoas para o seu site, o que pode ser um resultado muito abaixo do esperado e pode, inclusive, não trazer relevância nenhuma para a sua empresa.

    É claro que para muitas empresas, os R$100 diários é um ótimo investimento, mas como dissemos acima, tudo depende e varia de empresa para empresa, de objetivo para objetivo. Talvez, para a sua empresa essa pode não ser a melhor das estratégias, mas você pode utilizar o mesmo investimento para outra ação, que traga melhores resultados em outros aspectos.

    Por isso é muito importante avaliar produtos, serviços, mercado, concorrência, público e as formas que o Google lhe oferece para aparecer para os seus clientes e alcançar seus objetivos.

    Uma estratégia bem segmentada é o primeiro passo

    A partir do que a sua empresa pode investir, juntamente com o estudo de público, concorrência, mercado e as opções que o Google disponibiliza, você deve criar uma estratégia para alcançar os melhores resultados possíveis dentro do que pretende.

    Como dissemos acima, talvez iniciar com uma estratégia de tráfego através da rede de pesquisa não seja a melhor opção, mas você pode utilizar do mesmo orçamento para alcançar o reconhecimento para a sua marca, principalmente se você estiver começando agora.

    Optando por essa estratégia, o Google entregará seus anúncios para um público relevante para a sua empresa, o que poderá torná-la mais conhecida e ter um aumento nas buscas por seus produtos ou serviços.

    Mesmo que for necessário levar alguns dias para bolar uma boa estratégia, não deixe esse passo para depois. Com o tempo você vai ajustando e encontrando melhores formas para alcançar seus objetivos.

    Vai anunciar com um investimento moderado? Foque no que dá resultado

    Imagine que uma loja online está começando agora, tem um investimento muito reduzido e pretende anunciar para todo o território nacional. Provavelmente essa não será a melhor ação para tomar neste momento.

    Um investimento moderado para um anúncio em território nacional pode limitar o alcance da sua marca, o mais indicado é que a empresa escolha os locais com maior engajamento.

    Digamos que a empresa está localizada em São Paulo, seu maior público está no local e em relação as outras capitais, é a com melhor retorno. Neste primeiro momento, onde o investimento é baixo ou moderado, pode ser melhor investir somente em São Paulo, e com o tempo e melhores investimentos, passar a investir em outras cidades ou estados.

    Isso ampliará o seu alcance, ou seja, você alcançará mais pessoas que poderão comprar mais e aumentar o seu poder de investimento.

    Agora digamos que mesmo sediada em São Paulo, a sua empresa tem maiores vendas no Rio de Janeiro, foque na cidade em questão para ter melhores resultados.

    Não queira alcançar tudo de uma vez, porque com pouco investimento você não terá resultados tão bons quanto teria focando no que é útil para a sua empresa nesse momento.

    Tenha um site, landing page ou ecommerce que atenda as expectativas do Google

    Para anunciar no Google Ads, é importantíssimo que o seu site, landing page ou ecommerce siga as recomendações de qualidade exigidas por ele.

    Se as suas campanhas, anúncios e estratégias estiverem totalmente segmentadas, perfeitinhas, mas o site não for o adequado, consequentemente os seus resultados serão menores do que poderiam ser, além de a sua empresa acabar pagando mais caro para aparecer.

    Uma das políticas de anúncio do Google, exige que os anunciantes entreguem a melhor experiência para os seus visitantes, ou seja, de nada adianta o seu cliente encontrar um ótimo anúncio no Google, ser atraído por ele a ir para o seu site e chegando lá, ter qualquer tipo de dificuldade em encontrar o que deseja. Esse é um dos piores erros que a sua empresa pode cometer ao anunciar.

    Se tudo estiver perfeitinho, inclusive o seu site, você pode até pagar mais barato para aparecer na frente dos seus concorrentes, já que esse é um índice utilizado para o padrão de qualidade na avaliação dos anúncios.

    Será no seu site, landing page ou ecommerce que o cliente fará alguma ação importante para a sua empresa, se o design não estiver bem alinhado, se as páginas não forem claras e seguras o suficiente, se o cliente tiver dificuldades para encontrar o que procura, consequentemente você estará jogando dinheiro fora, pois por mais investimento que faça no Google Ads, se o cliente tiver problemas ao acessar o seu site, ele não fará nenhuma ação importante para você, saíra depressa do site, provavelmente não voltará mais e o Google ainda irá desclassificar seu anúncio, onde ou você terá que pagar mais para aparecer ou seus anúncios nem aparecerão.

    Por isso, se não for possível adequar o site antes, é preferível que você nem anuncie. Prepare a casa primeiro.

    Quanto mais tempo de campanha, melhores resultados

    O Google Ads utiliza de diversas experiências que ele classifica como “aprendizados de máquina” que auxiliam no desenvolvimento e aprimoramento das suas campanhas, anúncios e resultados.

    Logo que começamos a investir no Google Ads, a plataforma já sugere algumas adequações para melhoria, mas com o tempo, à medida que ele compreende suas necessidades e objetivos, as recomendações e melhorias passam a alcançar melhores resultados.

    Faz parte de uma escala de evolução que acontece com todas as contas, para todos os anunciantes. Quanto mais tempo você anuncia no Google, mais ele ajuda você a aprimorar seus resultados.

    Por isso, é muito comum que você não alcance grandes resultados nos primeiros dias, mas em pouco tempo, seguindo as recomendações, mantendo os olhos no objetivo e gerenciando as campanhas diariamente, você conseguirá evoluir em aspectos como em estratégias de lances, que abrirão portas para alcançar melhores objetivos em conversões e retorno sobre o investimento.

    É preciso otimizar e ficar de olho

    O Google Ads traz diversas ferramentas para auxiliar os anunciantes no gerenciamento diário, o que ajuda muito tanto quem tem muito entendimento, quanto quem está começando agora. Mas é importantíssimo ter em mente que o gerenciamento deve ser diário, contínuo. Não adianta criar uma campanha, colocar saldo e deixar o trem andar sozinho, porque ele não vai.

    Você precisará otimizar suas campanhas e gerenciá-las sempre, visitar a plataforma diariamente para verificar novas oportunidades, arrumar o que precisar ser arrumado e seguir outras recomendações que o próprio Google faz.

    Se você cria uma estratégia hoje, e simplesmente some, você não terá noção do que está dando certo e do que não está. Mesmo que se programe para que as ações tenham um tempo para começar a dar frutos, você precisa avaliar com certa frequência para não jogar dinheiro fora.

    Fique atento a mudanças, recomendações, avalie seus objetivos, horários, lances e tudo o que envolve um bom gerenciamento e retorno para as suas campanhas.

    É isso aí, não existe uma receita de bolo, o que não dá certo para um pode dar certo para o outro, o importante é avaliar, calcular e se reestruturar à medida que for compreendendo melhor como seguir.

    Esperamos que os pontos que levantamos aqui lhe ajudem a alcançar seus objetivos. Se precisar de auxílio, entre em contato conosco e encontraremos a melhor forma de ajudá-lo, seja através do nosso gerenciamento ou de uma consultoria.

    Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp