Para negócios físicos, a oportunidade de contar com o ambiente online como Mídias Sociais, lojas online e sites, anúncios através do Google Ads e outros, pode ser o melhor caminho para se manter e sair bem de momentos de crise como esse.
Com a pandemia do Coronavírus no Brasil, muitas empresas se viram obrigadas a recorrerem a outros meios para alcançarem novos clientes ou mesmo para manter os atuais, e o que mais se destacou foi o ambiente online, visto que diante de todos os outros, era esse o mais seguro durante o período de quarentena.
Restaurantes e comércios em geral, que tinham um certo receio de entrar para o atendimento online, se viram forçados a buscar esse caminho para manter o negócio funcionando, o que os fez recorrer a aplicativos de entrega e lojas online para alcançarem aquele público que já não passava mais em suas portas ou entrava em seus estabelecimentos.
Aqueles que já haviam migrado para o meio online e digital, tiveram a oportunidade de contar exclusivamente com ele e ver até que ponto poderiam ser sustentáveis, enquanto outros passaram apuros para migrar e entender como poderiam manter suas vendas.
Essa quarentena não foi e nem está sendo fácil para ninguém, mas é claro que para aqueles que tiverem suas migrações anos antes, a experiência e vivência no meio online permitiu colher bons resultados, o que os manteve de pé durante todo esse período.
Mas e agora? Com a quarentena diminuindo em alguns locais e as coisas, aparentemente, voltando ao mínimo do normal, o que fazer para manter os negócios funcionando e ter uma certa segurança para mudanças repentinas como essa que vivemos atualmente?
O fato é que estamos suscetíveis a mudanças o tempo todo, e muitas delas não serão organizadas por nós, teremos apenas que saber lidar e passar por elas da melhor forma possível para continuar navegando.
Resta apenas nos mantermos atualizados diante do máximo de opções possível, para que, em casos como essa pandemia, tenhamos para “onde fugir e nos manter”.
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Se você também tem um negócio físico e venho durante os últimos anos negando o meio online o máximo possível até não ter mais para onde fugir e agora busca por alternativas para começar (antes tarde do que nunca), trouxemos esse conteúdo especialmente para você.
É importante ter em mente que…
Cada empresa é uma e dessa forma cada uma tem as suas necessidades, nem todo meio que é bom para um é bom para o outro, mas de uma forma geral, os pontos que mencionaremos abaixo são sempre muito úteis para a maioria.
São eles:
Criação de site ou loja online
Ter uma loja online ou mesmo um site institucional, é uma das bases que toda empresa precisa para se manter a disposição, também, para seus clientes que possam vir pelo meio online.
Será através do site que o cliente terá acesso a sua empresa, então é muito importante ter um que leve em consideração as exigências do Google e do SEO para estar sempre em competição ativa com os concorrentes e ter a chance de aparecer para o público que deseja produtos ou serviços como o seu.
O site ou loja online é o que passará a confiança e segurança que o cliente precisa para entrar em contato com você, se fizer de qualquer forma apenas para dizer que tem um, é melhor então nem perder tempo, pois o efeito poderá ser contrário ao que deseja, afinal de contas, o seu cliente entrará em contato com você através dele, se encontrar algo que não passe a segurança esperada, o efeito não será nada positivo.
Outro ponto que vale mencionar é que o site ou loja online, como item básico, será necessário para muitos outros meios de divulgação e alcance de seus clientes, por isso ele é um item tão importante.
Anúncios através do Google Ads
Ter um site no ar hoje em dia não significa que as pessoas encontrarão a sua empresa com facilidade, afinal são milhões de concorrentes no mesmo espaço.
Uma forma de tornar o acesso mais rápido e começar a vender o mais rápido possível, é através dos anúncios no Google, onde a sua empresa passa a aparecer para aqueles que procuram por produtos ou serviços semelhantes ao seu.
No Google Ads você paga para aparecer, mas somente quando alguém clica no seu anúncio, isso permite que você possa anunciar de forma mais flexível, de acordo com as suas necessidades e disponibilidade de investimento.
Presença nas redes sociais e anúncios
Outro meio muito importante para se estar atualmente é nas redes sociais, que além de reunirem todos os seus clientes em um único local, apresentando ferramentas para fortalecer o seu relacionamento com eles, ainda lhe permite anunciar seus serviços ou produtos para novos seguidores, aqueles que ainda não o conhecem, ou interagir com seguidores atuais e grupos de clientes específicos, criando campanhas bem diversificadas e direcionadas.
Em qual rede social você deve estar? Varia de acordo com o seu segmento e os seus clientes. Por exemplo: Se for uma empresa voltada para o mercado B2B, pode ser mais interessante criar uma conta no LinkedIn, se for uma empresa voltada para o mercado B2C, então redes sociais como o Facebook e Instagram seriam mais indicadas.
Para comércios, ainda existe a possibilidade de fazer uma loja online dentro das redes sociais, Facebook e Instagram, melhorando as opções de acesso para os seus clientes e aumentando a possibilidade de alcance dos seus produtos.
Ainda assim é muito importante fazer uma avaliação, pois alguns casos podem ser tão específicos que o melhor nem sempre será tão evidente, o que pode confundir toda a estratégia e acabar gerando baixos resultados.
Esses são meios fundamentais para qualquer empresa que deseja se manter ativa tanto online quanto offline. Para momentos conturbados como esse que estamos vivendo, contar com a possibilidade de chegar até o seu cliente por outra forma, pode manter o seu negócio funcionando forte o bastante.
Quer saber mais sobre cada um desses meios e qual deles seria melhor para o seu negócio? Entre em contato conosco.
Equipe Criativito
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