É muito comum recebermos dúvidas de pessoas e marcas que estão começando a interagir com o seu público no Instagram e tem dificuldades em descobrir quais os melhores horários para que a sua publicação tenha um melhor desempenho e engajamento com os seguidores.
Hoje existem diversas ferramentas que podem ajudar nesse aspecto, umas precisam de um maior investimento por serem mais completas, enquanto outras são gratuitas, mas ainda assim, você pode obter muitas informações através do próprio Instagram, sabia disso?!
As redes sociais como o Facebook, Instagram, LinkedIn e outras, apresentam seções voltadas exclusivamente para apresentar os dados mais importantes para compreender como está o engajamento e o resultado de suas publicações e interação.
O Instagram está sempre atualizando suas ferramentas de acompanhamento para entregar aos usuários os relatórios mais completos, de forma gratuita e de fácil entendimento.
Para te ajudar a entender melhor quais são os horários que você pode fazer suas publicações para que tenham melhores resultados, trouxemos nesse artigo um passo a passo bem simples, mas antes vamos entender porque é importante conhecer esses dados.
Por que é importante acompanhar o relatório de horários fornecido pelo Instagram?
Cada perfil tem um tipo de engajamento diferente com o seu público. A pessoa que segue o seu perfil nem sempre é a mesma que segue o meu, dessa forma, assim como temos que manter alinhado o público alvo que desejamos trabalhar, nas redes sociais é muito importante entender o que o seu público faz e como ele te acompanha.
Muitas pessoas esquecem de avaliar essas informações e desconhecem seu próprio público. Nesses casos é muito comum ouvir coisas do tipo: “Faço postagens com conteúdos interessantes, busco informações nos concorrentes para fazer algo semelhante, mas não vejo resultados.”
O que acontece é que a pessoa que está gerenciando o perfil não está levando em consideração a voz do seu público, não está compreendendo o que ele deseja e espera.
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Outros acham que somente os números de seguidores são importantes, não importa o engajamento ou se as pessoas interagem ou não, o importante é ter muitas pessoas registradas.
Esse também é um erro bem comum, onde a preocupação com a quantidade de seguidores faz com que a marca reúna um público desqualificado, que não interage, não cria vínculo algum com a marca e, consequentemente, não compra.
É preciso sempre, antes de qualquer ação, estudar a fundo o público que você deseja atingir, entender suas necessidades, o que gostam de acompanhar, o que a sua marca pode oferecer para sanar essas necessidades e quais são os melhores horários para publicar.
No começo você precisará testar, fazer postagens em horários aleatórios, para que o Instagram possa reunir informações relevantes o bastante para entregar um relatório mais preciso. Lembre-se sempre que nas redes sociais o que chamará a atenção do seu público é o conteúdo!
Então se você está começando e o seu perfil ainda não apresenta os dados certinhos, ou com pouca diferença entre eles, não se preocupe, siga publicando, testando horários, conteúdos e pouco a pouco o Instagram vai te apresentar relatórios mais completos.
Relatório do Instagram para acompanhar os melhores horários
Os relatórios do Instagram apresentam resultados dos últimos sete dias, e apesar de ser um pouco limitado em comparação a outras ferramentas, ele pode te dar uma ideia de como andam os resultados e como ir melhorando aos poucos.
1º Clique nos três traços na página de perfil
Para conferir, você precisará entrar no seu perfil no Instagram, pelo próprio aplicativo mesmo, e na página do seu perfil, você vai clicar nos três tracinhos que estão no topo da página, do lado direito, assim como na imagem:
É importante salientar que se o seu perfil for pessoal, os relatórios não estarão ativos, então é muito importante que você crie uma conta comercial, escolhendo a classificação correta para a sua categoria de negócio.
2º Clique em Informações
Ao clicar nos três tracinhos, abrirá uma aba na lateral mostrando algumas opções, você deverá clicar em “Informações”.
3º Clique em total de seguidores
Uma nova página vai abrir e nela você deverá clicar em “Total de seguidores”. Nesse tópico aparecerão todas as informações relacionadas ao seu público, as principais localidades, faixa etária, gênero e um resumo do crescimento da sua página, com número de novos seguidores e dos que deixaram de te seguir e um geral desse resultado.
Essa aba, como dissemos no início do artigo, é muito importante para saber se o público que você está alcançando é o público que realmente deseja.
4º Analise os dados em períodos mais ativos
Ao arrastar a página para cima, você vai encontrar o último tópico intitulado “Períodos mais ativos” e esses dados estão separados entre “horas” e “dias”.
Pronto é aqui que queríamos chegar!
Ao clicar em “dias” na lateral, você vai conferir quais são os dias que o seu público mais te acompanha.
Para alguns, os resultados podem apresentar uma diferença enorme entre os dias, para outros não. Geralmente, quando os dados estão bem semelhantes entre os dias, pode significar que a sua página já alcançou um público que interage constantemente.
Ao clicar em “horas” você vai conferir os horários do dia que o seu público mais interage com a sua página.
Note que logo no topo dos resultados vemos o dia em questão. Como no exemplo, os resultados são de uma quarta feira.
No caso desse perfil, vemos que os melhores horários estão entre às 12 e 21 horas, com destaque para às 18 horas.
Isso nos mostra que esse seria o melhor período para publicar algo para os seus seguidores. Não significa que você não deva publicar em outros horários, mas que você pode também publicar algo diferente nesse período, para atrair mais interação, pois são os horários que o seu público está mais ativo no Instagram.
À medida que você for trabalhando o seu perfil, esses resultados podem mudar, principalmente quando o seu público for se tornando cada vez mais engajado, por isso é importante estar sempre acompanhando esses dados.
Equipe Criativito
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