Encontramos muitas pessoas que sentem dificuldade em vender seus produtos e serviços pela internet, somente por não entenderem muito bem como tudo funciona atualmente.
Mesmo com tanta mudança no marketing, principalmente com a internet, o marketing online, muitas pessoas ainda acreditam que criar um site já é o bastante para que seus produtos ou serviços se vendam automaticamente.
Se estivéssemos há alguns anos atrás, talvez bastasse mesmo, mas hoje, tamanha a concorrência para cada setor, nada acontece mais dessa forma.
Podemos dizer que existem sim alguns setores que realmente, por terem pouca concorrência na internet, consigam alcançar resultados tão rápidos e de maneira mais simples. Inclusive, algumas empresas que prestam serviços em marketing online, procuram por esses mercados, que com baixa concorrência, acabam se tornando mais fáceis de alcançarem resultados.
Mas na maioria dos casos, a empresa deve fazer muito mais do que somente criar um site e deixá-lo por conta própria vagando pela internet à fora.
Para ajudar você, que está procurando dicas e formas de como aumentar suas vendas online e ter resultados maiores, separamos abaixo 7 passos que devem ser seguidos e o levarão aos resultados certos.
Quem são os seus clientes?
Eu sei que essa pergunta parece em primeiro momento um pouco vaga e até mesmo sem sentido, mas de fato você já analisou quem são seus clientes?
Do que eles gostam? Quantos anos tem? Trabalham? Estudam? São casados? Solteiros? Mulheres? Homens? Qual é a média salarial dessa pessoa? Quais são seus sonhos e vontades na vida?…
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Se você sabe a fundo quem é o seu cliente, parabéns, está no caminho certo, mas se surpreenderia com a quantidade de pessoas, empresas, que não saberiam responder todas essas perguntas.
Personas são de fato quem são os seus clientes, o seu público alvo. Alguns já são seus clientes, outros ainda estão em fase de conhecer o seu produto e outros já foram seus clientes. Mas o fato de saber quem são, do que gostam e o que esperam, faz toda a diferença na hora da venda, no momento de saber como falar e até mesmo do que, de fato, vender.
Ainda falaremos mais a frente, em outro artigo, como construir as suas Personas, mas ainda sim, tenha o interesse de saber para quem vai vender, mas nada de algo superficial.
Nos dias de hoje, as pessoas só irão comprar de você, se você vender mais do que apenas um produto ou serviço, se você vender algo que elas necessitem, algo que traga substância, autenticidade e significado para a vida delas.
E se você não souber muito mais do que apenas o gênero de seus clientes, seus concorrentes saberão.
Escolha os canais certos para divulgação
Cada empresa é uma, cada setor é um e não podemos generalizar, certo? Por isso, porque o mesmo canal que tal empresa ou marca usa para se divulgar deve ser o mesmo para a sua empresa?
Desde que as redes sociais começaram a fazer parte do mercado corporativo, muitas empresas criam suas contas em praticamente todas elas, somente porque a empresa “tal” está por lá também, e se para ela esta dando resultado, para a minha empresa também vai dar.
Não faça isso!
Busque analisar todas as formas para a sua divulgação e todos os canais que o seu público está. Não caia no erro de entrar em uma rede social só porque a maioria está indo pelo mesmo caminho.
Estude os meios e os fins, seja e-mail marketing, sites, redes sociais, o que for, você deve encontrar os locais que seu público alvo está e lá sim você deverá estar também.
Por isso a necessidade de saber melhor quem são os seus clientes, o seu público, essa análise lhe mostrará as melhores mídias para investir seu tempo e dinheiro.
Para ajudá-lo, nesse artigo você encontrará dicas do que não fazer nas redes sociais.
Site bonito não faz verão, funcional sim!
Como disse mais acima, no início desse artigo, ter um site legal, com frases inspiradoras, não é o único caminho a seguir.
Tenha um site funcional, com layout mais moderno, responsivo (adaptável aos dispositivos móveis) e otimizado em SEO para que ele realmente apareça para quem fizer a busca por seus produtos.
Estudos indicam que em poucos anos a maioria das buscas por serviços através de dispositivos móveis será maior do que pelo computador, o que não é novidade visto que esse número só cresce e que já passa de 30% dos resultados.
Recentemente o Google passou a desconsiderar os sites que não são responsivos para os resultados através de smarthphones e tablets. Ou seja, se um serviço de sua empresa é pesquisado através de um dispositivo móvel e o site não é responsivo, automaticamente o Google coloca resultados de concorrentes que tenham o site responsivo a frente do seu.
Isso tudo para melhorar a experiência das pessoas na internet, mesmo que isso não seja bom para a sua empresa.
Otimização para os resultados de busca (SEO), também deve ser um fator de análise para o seu site, com tantos sites que promovem o mesmo conteúdo, serviço ou produto na internet, aparecer para o seu público é cada vez mais difícil. Por isso a necessidade de trabalhar com o SEO on-page e off-page para melhorar o seu site nos resultados da busca orgânica, melhorando seu posicionamento e aumentando seus resultados.
Muitas pessoas confundem os resultados de otimização de site, pesquisando pelo nome de sua própria empresa na internet.
Sim, dessa forma provavelmente seu site aparecerá nos primeiros resultados, mas o que acontece é que o seu público alvo, aqueles que não são seus clientes (e em alguns casos até os que já são), não vão pesquisar pelo nome da sua empresa quando querem algum serviço ou produto. Eles irão pesquisar pelo serviço que procuram.
Por exemplo:
Se eu quero procurar por um serviço de marcenaria, vou pesquisar algo como “marcenaria em São Paulo” , “marceneiro”, “armário para banheiro” ou qualquer coisa do tipo.
Dificilmente vou pesquisar algo que contenha o nome da empresa de marcenaria, a não ser que ela seja muito conhecida, eu já tenha feito parte de seus clientes ou ainda, tenha tido a indicação de alguém.
De outra forma, o nome de sua empresa não será citado na frase da pesquisa, e assim sua empresa não irá aparecer entre os resultados.
Outro fator que deve analisar são as páginas de seu site, o quanto você passa clareza e o quanto é objetivo para os seus visitantes? Ao entraram em seu site, as pessoas entendem o que você vende? Conseguem achar sem dificuldade os seus serviços?
Trabalhar para melhorar essa comunicação também deve fazer parte de seus planos em relação ao seu site, seja ele um site e-commerce ou um site institucional.
Se o próprio Google trabalha para que seus usuários tenham melhores experiência de navegação, para que voltem futuramente, você como empresa deve fazer o mesmo.
Nesse artigo aqui, listamos alguns erros que muitas empresas comentem e que irritam seus clientes quando visitam seu site, recomendo que você o leia também.
Google Ads
Uma das formas de divulgação que recomendo você a anunciar, principalmente se busca resultados mais rápidos, é o Google AdWords (links patrocinados no Google).
Toda empresa pode divulgar seus serviços no Google AdWords, é uma forma rápida de conseguir resultados, mas não deve ser a única.
Na verdade recomendo que você trabalhe com os links patrocinados ao mesmo tempo que trabalha com o SEO de seu site, dessa forma, enquanto busca alcançar posicionamento nas buscas orgânicas, você já mantém resultados também através do Google AdWords.
Se você quer saber mais sobre AdWords, ou quer aprender a criar suas próprias campanhas, recomendo que você faça esse curso, que o ajudará de forma simples e mais didática a entender essa ferramenta e saber como anunciar. O curso á gratuito e não necessita de nenhuma inscrição, é só clicar e começar.
Mas antes de você sair criando suas campanhas, é bom que você estruture melhor o seu site, principalmente as páginas que irá divulgar, pois isso ajudará você a alcançar melhores resultados no AdWords.
Se quiser começar rápido e caso seu site não esteja tão bem estruturado, você poderá criar uma landing page, uma página a mais em seu site, que seja mais direta, totalmente relacionada ao produto ou serviço que vai anunciar, contendo as informações de forma clara e objetiva, para que agrade o público que à visitar por meio dos seus anúncios no AdWords.
Quanto mais otimizada essa página estiver, melhor será seu retorno sobre o investimento e não caia no erro de anunciar sua página home, pois nela as informações serão sempre muito gerais e o seu cliente quer informações diretas sobre o que ele procura.
Crie um relacionamento com o seu público
Melhor do que o cliente vir e comprar o seu serviço, é ele voltar, comprar novamente e ainda indicar para os amigos.
Essa é a intenção aqui, afinal, como sempre dizem, o primeiro “sim” é sempre o mais complicado. Por isso, mantenha um relacionamento com seus clientes, depois de saber quem são eles, se mantenha por perto, esteja nas redes sociais que eles estão, mande e-mails com novidades, ofertas, dicas e outros.
Lembre-se que tudo deve ser estudado para que você tenha resultados reais, nada de fazer de qualquer jeito.
Você pode ter um blog em seu site, para ajudá-lo a resolver suas dificuldades, trazendo dicas importantes, artigos e até mesmo conteúdos ricos, como e-books e cursos.
Crie conteúdos otimizados para cada perfil de seu público alvo, envolva-se através de e-mails marketing, com conteúdos nas redes sociais.
Criando um relacionamento com seu público, ele estará sempre por perto, sabendo de suas novidades, se interessando pelos seus produtos e obtendo cada vez mais segurança em relação aos seus serviços.
Promoções sazonais
Uma forma de aumentar as vendas online é também através de promoções sazonais, não necessariamente sendo um dia do calendário, como dia das mães, natal e outros. Mas algo mais criativo, que atraia o público.
Não devemos olhar para promoções como a única fonte de venda, mas ela deve fazer parte de suas estratégias.
As promoções sazonais lhe permitirão chamar a atenção daqueles que ainda não o conhecem e atrair novamente aqueles que compraram por uma única vez. Mas lembre-se de criar promoções verdadeira.
Estratégias e táticas
Sempre ouvimos e falamos muito sobre estratégias, “dificilmente uma empresa alcança resultados bons sem uma estratégia de venda“, não é assim?
Não é errado, ao contrário, você deve mesmo criar suas estratégias de negócio, mas junto com elas você deve ter suas táticas para sobressair a qualquer circunstância que possa sair errado ou pegar um percurso diferente.
Crie testes A/B, para saber qual a melhor opção, tenha um orçamento reserva para alguma necessidade pelo meio do caminho, procure relacionar todos os eventuais problemas que poderão ocorrer e busque quais seriam as melhores soluções para eles.
Crie a melhor estratégia para sua empresa alavancar as vendas, mas não deixe as táticas de lado, pois por mais preparado que você esteja, algo sempre poderá acontecer.
Se mantenha sempre atento aos resultados, entenda o que será necessário mudar, o que será necessário melhorar e faça. Deixar com que a estratégia que você criou caminhe sozinha não trará resultados.
Então recapitulando…
Se você busca aumentar suas vendas online, você deve:
- Relacionar e saber mais sobre quem são seus clientes;
- Escolher os canais corretos para divulgar a sua empresa;
- Ter um site que acima de tudo seja funcional, tanto para você quanto para o seu cliente;
- Anunciar no Google AdWords;
- Criar um relacionamento com seu público-alvo;
- Criar promoções sazonais, mas não viver somente delas, como o nome já diz são sazonais!
- Criar estratégias, testa-las e ter suas melhores táticas.
Esperamos que esse artigo traga ainda mais resultados para aumentar as vendas do seu negócio, então anote tudo para não esquecer nenhum detalhe.
Necessitando de ajuda, nós podemos lhe ajudar, é só entrar em contato conosco!
Equipe Criativito
Com nossos serviços de Branding, Marketing Digital, Redes Sociais e Google Ads, ajudaremos sua empresa a alcançar a notoriedade necessária para se destacar.