Abrir Menu

Branding, identidade visual e criação de logo são a mesma coisa?

Muitos dos clientes que entram em contato conosco solicitando a criação de um logotipo, sempre nos questionam quando vamos mais a fundo na reunião e descobrem que não é somente do logotipo que querem e sim o Branding ou a identidade visual.

E aí então vem outra pergunta…

“Mas identidade visual e Branding não são a mesma coisa?!”

Podemos dizer que um completa o outro, que estão inteiramente ligados ou que fazem parte de um todo, mas a realidade é que não são a mesma coisa.

Existem empresas que partem da necessidade de terem somente o logotipo (claro que ressaltando, todas as empresas precisam de Branding, mas no início nem todas conseguem entender essa necessidade ou tem condição financeira o bastante para arcar com o projeto), e então criam somente um logo, sem identidade visual e praticamente  com pouca estratégia.

Com o passar dos anos, os fundadores dessa empresa percebem que o logotipo sozinho, não fala com seus clientes e nem transparece o quanto a empresa tem a oferecer, e então buscam pela reestruturação desse logotipo, criando juntamente com a identidade visual e, em alguns casos, o Branding.

Isso acontece porque ter somente um logotipo, não vai trazer personalidade para a empresa, para o produto ou para o serviço. O logotipo sem uma estratégia visual bem definida, por mais profissional que seja, pode ficar tão “deslocado” que acaba dando pouco ou nenhum suporte para a empresa ou a marca.

Em outro artigo em nosso blog, que você pode conferir clicando aqui, nós já compartilhamos o que é Branding, explicando de forma bem didática o significado e o conceito da expressão. Mas e identidade visual e logotipo?! São também diferentes uns dos outros?

Como respondemos mais acima, sim, são muito diferentes, mas vamos explicar abaixo um pouco melhor essa definição.

Fique por dentro do universo Criativito

Dicas de identidade visual, redes sociais, marketing e muito mais, assine nossa news!

    O que é logotipo?

    Podemos começar dizendo que “logomarca” é considerado um termo errado, sendo correto o termo “logotipo”. Para você entender melhor como funciona estas nomenclaturas veja o breve infográfico abaixo:

    Logo indentidade visual e branding é mesma coisa?

    Recapitulando

    • Logo: Vem do termo grego “Logos” que que simplesmente significa “Significado”.
    • Logotipo: A palavra Logo como mencionado vem do grego “logos” que significa “Significado” e Tipo também vem do grego “Typos” que significa “Figura ou Forma”.
    • Logomarca: Como mencionado, “Logo” = “Significado” e Marca vem do germânico “Markas” que significa “Significado”!
    • Marca: Um nome, termo, sinal, símbolo ou projeto gráfico, ou a combinação de todos acima com o intuito de definir, identificar e diferenciar um produto, serviços ou empresas entre si. Ou seja, é a empresa em sua totalidade, desde sua identidade visual a sua personalidade.

    Como você viu, basicamente o logo ou logotipo, é apenas uma representação gráfica da empresa, instituição, pessoa e etc. com a principal forma de simbolizar e dar referência. Neste caso, quando você chega até um designer ou empresa de criação e solicita um logotipo e somente ele, esse será o trabalho desenvolvido!

    Este pode simbolizar diversas coisas, como o nome (como dissemos acima), um local, um produto  chefe da empresa, um instrumento de uso, um ícone simbolizando alguma situação e muitas outras coisas, como você pode ver no artigo “os significados das formas na criação de logotipos (veja aqui)” onde falamos mais sobre cada um dos significados de formas como círculo, triângulo ou quadrado nos logotipos, “11 dicas importantes para você criar um logotipo profissional (Veja aqui)” onde compartilhamos algumas dicas que irão ajudá-lo durante o processo de criação e o artigo “13 grande marcas – 13 grandes significados (Veja aqui)” onde compartilhamos com você o significado de cada logotipo de algumas marcas ou empresas famosas.

    Esses artigos lhe ajudarão a entender melhor como pode ser o processo de criação e também quais são, geralmente, as inspirações que os designers têm no momento da criação de um logo.

    Agora o que é uma identidade visual?!

    A identidade visual, como o próprio nome já diz, é a forma como determinada empresa vai se posicionar visualmente, quais serão suas cores, qual estratégia visual ela deverá usar em seus comunicados, como serão suas imagens, publicações, anúncios, entre outras coisas.

    O conceito de identidade visual é muito fácil de entender, afinal se trata de como a empresa irá agir visualmente. Como você pode ver abaixo:

    Exemplo de identidade visual

    Parte da Identidade visual da Coca-Cola

    Aqui você já não vê somente o logotipo que a empresa possui, você vê também a forma como esse logotipo se posiciona em cada uma das peças da empresa, como no caso da papelaria em geral, sites, redes sociais, produtos, frota e etc.

    Todos os pontos referentes a como a empresa irá aparecer em determinados veículos de comunicação, são definidos pela identidade visual.

    Mas diferentemente do Branding, a identidade visual tratá somente do âmbito visual da empresa, outros pontos como forma de se comunicar com o cliente, qual o tom de voz da empresa (formal, coloquial, etc), quais são suas missões, visões, valores, se a empresa terá um cheiro próprio ou não, gosto, personalidade, isso tudo parte para o Branding da empresa.

    O Branding

    Podemos dizer que o Branding foi um dos principais fatores que posicionaram uma determinada empresa no conhecimento geral de seu público, pois é a partir dele (onde estão presentes logotipo, identidade visual e tantas outras áreas como mencionamos acima) que uma empresa cria personalidade e se destaca diante da concorrência.

    Não somente a forma de destacar, mas também gerando uma personalidade única que se expresse diretamente com seus consumidores.

    Então, sim, logotipo, identidade visual e Branding caminham juntos, mas não são necessariamente a mesma coisa.

    Esperamos que você tenha entendido os conceitos e que essa dúvida tenha sido sanada.

    Resumindo

    • Logo ou Logotipo: Símbolo gráfico que representa uma empresa, produto ou pessoa.
    • Identidade Visual: Conjunto de formas gráficas que ajudam a caracterizar a personalidade, associação e memorização de uma empresa.
    • Branding: O DNA da empresa.

    Caso tenha dúvidas ou queira saber qual o melhor caminho que sua empresa deve tomar em relação a estas ou outras situações, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em atendê-lo.

    Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp