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10 erros que sua empresa não deve cometer nas redes sociais

Em nossos artigos sobre mídias sociais, sempre deixamos bem claro o quanto estar nesse universo é satisfatório para empresas de diversos segmentos.

As redes sociais são mais do que canais de entretenimento, elas são consideradas grandes e fortes ferramentas para o marketing de sua empresa.

Por isso, atuar de forma errada em uma delas (ou até mesmo em todas), ou passar por cima do que aparentam ser pequenos detalhes, podem por abaixo toda a sua estratégia de divulgação e relacionamento com os clientes.

Juntamos abaixo 10 erros que sua empresa não deve cometer nas redes sociais, com o intuito de lhe ajudar a passar na frente dos concorrentes e ter um desenvolvimento e gerenciamento muito mais promissor e profissional.

1. Não planejar

Planejamento

Como tudo na vida, o planejamento do que você espera alcançar nas redes sociais também deve ser feito.

Ignorar o planejamento é como montar um time perfeito, com atletas de ponta e não direcioná-los para os melhores caminhos do que fazer e talvez, até mesmo, como fazer.

Não adianta simplesmente montar os perfis da sua empresa e deixar com que a coisa ande sozinha, pois ela não sairá do lugar. É preciso planejar e para isso, sentar com sua equipe, bolar uma estratégia e seguir no foco do que deseja é o melhor caminho para um retorno promissor.

2. Não identificar o público e o tipo de conteúdo

Público e conteúdo

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    Aqui está outro erro de muitas empresas que entram para as mídias sociais. Assim como o erro de não planejar, que comentei acima, saber qual o público que deseja atingir e qual o conteúdo para esse público é crucial.

    Esse erro não pode existir e essa opção deve ser preparada junto com a opção de planejamento.

    Pesquisar, montar e descobrir quais são suas personas e a partir disso preparar conteúdo exclusivo para elas é a parte mais relevante de todo o processo. Caso contrário, como você vai saber o que compartilhar? Para quem compartilhar? O que falar? Como falar?

    Tudo isso deve ser mensurado, é um trabalho segmentado que trará a você pessoas reais e interessadas no seu produto ou serviço.

    3. Manter um perfil incompleto

    Perfil incompleto

    Muitas empresas acreditam que alguns dados nas redes sociais, é desnecessário o preenchimento, mas a situação é exatamente contrária.

    Muitos de seus seguidores, irão antes mesmo de visitar o seu site, procurar informações sobre sua empresa, produtos ou serviços nas redes sociais.

    E ao ver informações incompletas a chance de esse seguidor sair pela porta que entrou é muito grande.

    Por isso complete todas as lacunas, coloque o endereço de seu site, outras formas de contato, como e-mails e telefones.

    Completar informações sobre a empresa, produto ou serviço, também deve ser levado à sério.

    4. Não seguir a comunicação de sua empresa

    Comunicação

    Se sua empresa está com um visual bacana, com uma comunicação completa, não deixe de passar tudo isso para os perfis nas mídias sociais.

    Ter uma foto de perfil, capa e comunicação voltada a mesma comunicação de sua empresa, irá oferecer muito mais segurança para o cliente e lhe firmará muito mais no mercado.

    Você já visitou, por exemplo, o site de uma empresa e depois o perfil da mesma na rede social e simplesmente, por não ter a mesma comunicação, ficou com o pé atrás? “Será que é a mesma empresa?” “Que estranho parece outra coisa!”.

    Esse tipo de situação acontece muito e pode lhe fazer perder espaço e público na internet.

    Caso ainda não tenha uma comunicação visual completa, vale procurar por um profissional. Em alguns casos, o profissional pode fazer a comunicação visual e junto já preparar capas e fotos de perfil seguindo a mesma linha de comunicação criada.

    5. Não saber os melhores horários

    Melhores horários

    Hoje existem vários estudos que mostram quais os melhores horários de postagens para cada rede social.

    Saber qual o horário que o seu público está na rede social é mais que essencial para montar um planejamento bem direcionado, atingindo assim seu público alvo.

    Por isso ao montar suas personas, busque saber também qual o horário que elas estão nas mídias sociais, para que seu post não fique vagando por ai sem ninguém para vê-lo.

    6. Spam

    Spam

    Lembre-se o público que está nas redes sociais não é um público que está interessado em comprar algo. Ele está ali para se entreter com algo e esse algo pode ser um conteúdo de qualidade de sua empresa ou do concorrente.

    Evite sobrecarregar seus canais com conteúdo de vendas, com informações excessivas sobre sua marca ou produto. Forneça conteúdos envolventes, diferentes e que as suas personas buscam.

    Seu público está ali para ser informado, para ter experiências e não para vendas insistentes.

    Trabalhar com conteúdos insistentes pode assustar seus seguidores e mandá-los para longe de seus canais.

    7. Plagiar conteúdos

    Plagiar conteúdo

    A maioria das pessoas gostará de ver em seus canais o conteúdo que você compartilha a acha interessante, vindo de outra fonte.

    Mas ninguém gosta de ver conteúdos plagiados, por isso evite copiar texto de outras fontes e colocá-lo como conteúdo próprio seu.

    Colocar o conteúdo de outra fonte e dar os créditos a quem criou, poderá ainda melhorar a sua experiência com seu público e aumentar o engajamento com sua empresa.

    8. Abusar nas Hashtags

    Hashtags

    As hashtags tiveram início no Twitter e aos poucos foram migrando para outras redes sociais, como Facebook e Instagram.

    Elas podem filtrar seu conteúdo por tema e mostrar para quem procurar por ele; o que faz das hashtags uma prática muito recomendável, desde que utilizada da melhor forma.

    Muitos ao fazerem uma postagem erram na quantidade de hashtags e ainda colocam todas por último, ao final do texto.

    A melhor forma é espalhá-las pelo texto, através de palavras chave relacionadas a publicação e não exagerar na quantidade, entre 2 e 3 já estão de bom tamanho.

    9. Não interagir com os seguidores

    Engajamento

    Se você está nas redes sociais, o que acha que o  seu público espera? No mínimo que você interaja com eles.

    Muitas pessoas vão utilizar a proximidade com seus perfis como SAC, para tirar dúvidas, deixar sugestões, reclamações e até mesmo entender mais sobre sua marca e produtos.

    Por isso evite não respondê-las ou demorar para se manifestar, quanto mais atento e presente sua empresa for nas redes sociais, mais retorno positivo terá de seu público.

    Evite também não interagir com reclamações, procure o mais rápido saber do que se trata e atenda a pessoa sobre tal situação.

    O mais correto nesses casos é buscar pela pessoa insatisfeita e chamá-la em particular para resolver seu problema, após saber do que se trata mais profundamente, resolva seu problema ou encaminhe para o setor responsável, mas nunca deixe esse público sem resposta.

    Agir dessa forma só diminuirá ainda mais sua reputação.

    10. Não monitorar os resultados

    resultados

    Chegamos ao último e como dizem, não menos importante. Escolhi colocar essa opção por último para que fique mais fresca em sua memória, pois diante de tudo é uma das mais importantes ações.

    Seja nas mídias sociais ou em qualquer outro projeto ou planejamento de marketing, o ato de monitorar os resultados é o que irá realmente trazer resultados.

    Engana-se aquele que pensa que um bom planejamento é tudo o que precisamos, monitorar seus resultados irá mostrar à você o que está sendo feito de errado e certo e assim tomar as melhores atitudes diante do que se espera alcançar.

    “Como vou descobrir se o meu planejamento e ação estão dando certo, se ao menos sei quais estão sendo os resultados desses esforços?”

    Seria uma total perda de tempo e dinheiro, afinal você não sabe nem o que está dando certo, imagine o que está dando errado?

    Monitore todas as alterações, compartilhamentos e todos os atos planejados feitos para suas mídias sociais. É a melhor forma de se chegar aos resultados, realmente, satisfatórios.

    Todos esses erros são cometidos diariamente por muitas empresas que estão nas redes sociais, desde aquelas que estão começando agora até as que já estão online faz tempo.

    Por isso vamos recapitular para que você não se esqueça…

    • Planejar antes de tudo.
    • Qual o meu público e qual conteúdo certo para esse público?
    • Preencha todos os dados do perfil.
    • Siga a comunicação da sua empresa.
    • Quais são os melhores horários?
    • Evite Spam.
    • Nunca plagie conteúdos.
    • Evite o excesso de Hashtags.
    • Falta de engajamento com públicos e conteúdos.
    • Monitorar SEMPRE os resultados.

    Certo, anote essa relação para não esquecer no momento de montar sua estratégia.

    E antes de terminar, que tal um opção bônus?

    Vamos então ao erro “bônus” que muitos esquecem de colocar em sua estratégia.

    11. Postar em qualquer mídia social

    Mídias sociais

    Existem “n” redes sociais hoje na internet e descobrir qual a melhor para o seu negócio, pode e fará toda diferença.

    Evite estar em uma determinada rede social só porque todo mundo está, talvez ela não seja exatamente a melhor para sua empresa ou tipo de negócio.

    Por exemplo, se você vende seu produto somente para outras empresas (B2B), estar no Instagram ou no Facebook, pode ser um gasto desnecessário; provavelmente o seu público estará no Linkedin.

    Por isso fique atento e não abra perfis em todas as mídias simplesmente para estar em todas elas, lembre-se… Planeje e encontre a melhor opção para o seu negócio, caso contrário, pode se tornar uma grande dor de cabeça, você pode não dar conta de estar em todas elas e ainda ao final, não ter o resultado que espera.

    Pense nisso, ok?

    Para qualquer dúvida ou interesse em descobrir no que nós podemos lhe ajudar, entre em contato. Iremos lhe atender e ajudar no que for necessário para o seu crescimento.

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    Equipe Criativito

    Com nossos serviços de Branding, Marketing Digital, Redes Sociais e Google Ads, ajudaremos sua empresa a alcançar a notoriedade necessária para se destacar.

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