Ter um site na atualidade não é mais novidade para ninguém, seja pessoa física ou jurídica, muitas pessoas estão em meio a esse universo e algumas se veem prejudicadas ou até mesmo não acreditam que “estar na internet” possa trazer algum benefício à ela.
O problema não é que não existe espaço para todo mundo, ao contrário, existe espaço em excesso, o fato é que muitos contratam uma empresa ou um web designer, colocam um site no ar e simplesmente esquecem dele.
Pelo simples fato de termos muita concorrência é que acaba sendo ainda mais necessário um trabalho contínuo para que esse site cresça e se fortaleça entre os outros.
Para isso algumas coisas são mais do que fundamentais para um bom desenvolvimento, e um blog, presente em seu site, pode ser uma dessas ferramentas para o sucesso na internet.
Veja bem, eu disse uma… Uma, porque existem muitas outras que não podem ficar de fora e passeando em nosso blog, você conhecerá outras delas.
Então vem a pergunta, porque necessito de um blog em meu site? Ou, será que é realmente necessário ter um blog?
Tudo nessa vida tem um ponto de vista à seguir e por isso lhe pergunto, qual a sua intenção em ter um site? Vendas? Um ponto de acesso para os seus clientes? Porque você acha necessário um site?
Seja qual for a necessidade de sua empresa na internet hoje, ter um blog irá acarretar alguns pontos positivos ao seu site e assim à sua empresa.
A página de pesquisa do Google avalia um site de várias maneiras e a partir de diversos pontos, positivos e negativos. Para que você possa se destacar e ficar mais próximo de seu público alvo, é necessário ganhar e manter esses pontos.
Imagine seu site parado, sem atualizações, sem vida nenhuma, ali, vagando pelo espaço infinito da internet. Imaginou?
Você acredita que esse site solitário será bem posicionado pelo Google?! Se nem mesmo o proprietário o visita para atualizá-lo, quem dirá outra pessoas?
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É essa uma das intenções de se ter um blog em um site, seja ele institucional ou e-commerce. O Blog além de outros detalhes pode dar movimento ao seu site, mantendo-o vivo entre os outros.
Veja abaixo por que é recomendável ter um blog em seu site
Confira abaixo e entenda melhor por que ter um blog pode melhorar o engajamento de seu site.
Atualização
Vimos acima que um blog pode gerar movimento ao seu site, mas o que eu quero dizer com movimento?
Como disse acima, um site precisa ter sempre uma carga de conteúdos sendo gerados mensalmente (o melhor seria semanalmente).
Um site que disponibiliza conteúdos semanais ou mensais, está sempre atualizado, mostrando aos mecanismos de buscas (SEO) que esse site não é mais uma página vazia de conteúdo.
Ele é alimentado, ele tem mais do que a função de falar sobre um produto ou serviço, ele está ali para manter um relacionamento com o visitante (que aqui nesse caso pode ser ou se tornar um cliente).
Relacionamento
Seja qual for o ramo em que sua empresa atua, você também espera criar relacionamento duradouros com seus clientes, não é mesmo?
É difícil, nos dias de hoje, encontrar uma empresa que não queira fidelizar seu cliente, mantê-lo sempre ali, presente.
Um blog também pode promover um relacionamento ainda maior com seu público alvo e/ou clientes.
Se aquela marca que eu gosto, além de oferecer um produto que me identifico, também me oferece conteúdos diferentes, que envolvam a minha atração pela marca e mais, na internet. É mais do que certo que eu vá criar um interesse maior pelo que ela fornece em seu site.
Com conteúdos que me atraiam, posso visitar o site da minha marca sempre que puder, e até mesmo todos os dias, o que me mantém atenta às suas promoções, lançamentos e serviços que ainda não conhecia.
Tráfego
Agora me responda, o que adianta um site que não tem visitas? Serve para alguma coisa?
Tenho certeza que você respondeu não e está completamente certo.
Se investimos nosso tempo, dinheiro e dedicação para ter um site pronto, do que adianta todos esses esforços se o mais importante ele não faz?!
Assim como ele não é importante para mim, porque não me traz nem clientes, nem pessoas interessadas, não será importante para os mecanismos de busca (SEO).
Seja qual for o motivo que você tem para ter um site, tenho certeza que a base dele parte de que você espera visitas.
Um blog, com atualização de conteúdos irá trazer visitas para o seu site, posicionamento diante de determinados temas (que são referentes ao seu serviço) e consequentemente, clientes.
Autoridade no Assunto
Já pensou se todas as dúvidas ou interesses que uma pessoa tenha em relação ao serviço que você também executa, leva-se essa pessoa diretamente à você?!
Essa é uma das vantagens de ter um blog. Falando sobre assuntos do seu nicho de mercado e passando ao cliente conteúdos ricos de informação, fará da sua empresa uma autoridade no assunto.
Então por que ela iria procurar por outro fornecedor, por exemplo, se você além de prestar os melhores serviços para ela, ainda é autoridade no assunto?
Lógico que se tornar autoridade sobre um assunto é necessário muito trabalho e esforço para que as pessoas possam a vê-lo dessa forma, mas é mais do que possível e a oportunidade está nas suas mãos.
Segmentar seu Público
Através de um blog você pode segmentar de forma bem prática o público que o acompanha.
Você consegue, a partir de comentários e compartilhamentos entender melhor o seu público, descobrir do que ele mais gosta, que tipo de sentimento ele tem em relação à sua empresa e o que ele espera de seus serviços.
Por exemplo, você pode segmentar o público que o acompanha por causa do produto “A” e diferenciá-lo do público que prefere o produto “B” e ainda manter todos os grupos atualizados de seus serviços e novidades.
Valor
Por último, mas não menos importante, o Valor.
Um site com blog atualizado, que compartilha conteúdos diferentes da concorrência, que se mantém ativo e perto de quem o procura, além de todas as coisas listadas acima, ganha também valor diante de seu público.
Acredito que essa é uma das opções mais cobiçadas e que mais corremos para conquistar, por que é exatamente ela que irá te diferenciar de todos os seus concorrentes.
Enfim, todas as opções acima são possíveis de se alcançar com um site que possui blog, mas assim como citei acima, não basta ter uma página escrita blog na parte superior e não dar a devida atenção que ela precisa.
Ela precisa ser abastecida, para que se mantenha ativa e proporcione o mesmo para o seu site.
Infelizmente ou felizmente, as coisas já não são mais como eram antes, onde ter um site significava ser único e precioso ao ponto de não precisar se preocupar com a concorrência (que era baixa) e era possível somente esperar pelas visitas.
Hoje as pessoas esperam por empresas e marcas que realmente as surpreendam e estejam presentes. Essas dicas já não são segredos para ninguém, o problema é que muitos não colocam em prática.
O que pode ser totalmente vantajoso para você que busca o topo e não deseja que sua empresa fique para trás.
Lembre-se: Se você necessita de serviços direcionados ao seu site, está com poucas visitas, já tentou de tudo um pouco, mas nada acontece. Não deixe que a desculpa da crise pegue você também!
Entre em contato conosco, conte sua história e faremos com que a nossa experiência faça por você o que ainda não foi feito.
Equipe Criativito
Com nossos serviços de Branding, Marketing Digital, Redes Sociais e Google Ads, ajudaremos sua empresa a alcançar a notoriedade necessária para se destacar.