Abrir Menu

Como saber se meu site está bem otimizado em SEO? 9 pontos e dicas fáceis para aplicar em seu site agora

O sonho de toda empresa que possui um site é ocupar as posições de destaque nas páginas de resultado do Google, certo?

Todo mundo quer ser encontrado e atrair mais visitantes para o seu site. Mas, como saber se o seu site está bem ranqueado no Google? Neste artigo, iremos apresentar 9 pontos que você precisa levar em consideração e dicas de como melhorar o desempenho do seu site nos resultados de busca.

1. Verifique a velocidade de carregamento do seu site

A velocidade de carregamento do site influencia diretamente no posicionamento do Google. Quanto mais rápido for seu site, melhor. Utilize ferramentas como GTmetrix e PageSpeed Insights para garantir que seu site esteja performando dentro dos padrões exigidos.

Dica: Avalie bem o que você vai remover do site ou editar no design, pois não adianta muita coisa ter um site com uma velocidade excepcional mas com design pouco intuitivo e esteticamente desagradável.

2. Verifique a compatibilidade mobile: O seu site é responsivo?

É otimizado para dispositivos móveis? O Google prioriza sites que têm uma boa experiência de acesso em smartphones e tablets. Teste o seu site em diferentes modelos de dispositivos e corrija os problemas de compatibilidade.

Dica: De atenção redobrada no design para o smartphone, este meio de acesso será o mais popular e frequente no futuro próximo.

3. Analise as palavras-chave

As palavras-chave são cruciais para conseguir um bom ranqueamento nos motores de busca. Analise as palavras-chave do seu site e certifique-se de que estão bem otimizadas. Utilize ferramentas como Keyword Planner e SEMrush para auxiliar nessa análise.

Dica: Faça analises e comparações no Google trends, a ferramenta ajudará a decidir qual é a keyword mais procurada em seu estado.

4. Verifique a estrutura de URL

A estrutura de URL deve ser clara e concisa. O Google leva em consideração essa questão para determinar a relevância do seu site.

Fique por dentro do universo Criativito

Dicas de identidade visual, redes sociais, marketing e muito mais, assine nossa news!

    Utilize URLs amigáveis e opte sempre por textos claros e objetivos.

    Dica: Trabalhe por preferência com URLs curtas e diretas para as páginas de serviços e longas para artigos de blog.

    5. Utilize meta tags corretamente e atrativas

    As meta tags ajudam o Google a entender o conteúdo do seu site e também utiliza o texto inserido nos resultados de busca.

    Certifique-se de inserir as meta tags corretamente em cada página. Utilize títulos claros e descrições atrativas para cada uma delas.

    Dica: Crie um texto atrativo e com tom convidativo para a meta descrição, muitas vezes estes textos aparecerão nos resultados de pesquisas do Google e ajudará no fator decisório entre clicar em seu link e em de um concorrente.

    6. Verifique a qualidade do conteúdo

    O conteúdo é a alma do seu site. Dê atenção especial para a qualidade do material que está produzindo. Utilize técnicas de SEO, como palavras-chave bem definidas, headings, urls otimizadas e uma estrutura clara para garantir que o Google entenda do que se trata cada página.

    Dica: Utilize plugins de otimização de SEO. Caso seu site esteja em WordPress, utilize O Yoast ou All-in-one SEO. Este plugins fazem verificações de conteúdos e sugerem edições para melhorias de seu texto.

    7. Atenção para a linkagem interna

    Os links internos também são muito importantes para a estratégia de SEO do seu site. Certifique-se de colocar links entre as páginas do seu site, sempre que fizer sentido. Isso ajuda o Google a navegar e entender melhor a estrutura do seu site.

    Dica: Link keywords de matérias do blog da empresa para páginas de serviços, fazendo isso o google entenderá quais são as páginas / serviços mais valiosos do site e certamente eles que serão bem posicionados.

    8. Preste atenção à segurança

    O Google prioriza sites seguros. Certifique-se de que o seu site utilize o protocolo https em todas as páginas, isso garante mais segurança para os visitantes.

    Dica: Além de certificados de SSL, utilize Captchas para evitar usos incorretamente dos formulários.

    9. Utilize as ferramentas do Google

    O Google disponibiliza várias ferramentas gratuitas que ajudam a monitorar e aprimorar o desempenho do seu site. Utilize o Google Analytics, o Search Console, o Google My Business e outras ferramentas para ter mais insights sobre a performance do seu site.

    Dica: Assim como estas, utilize também o Google trends como mencionado anteriormente.

    Conclusão

    Com essas dicas, você estará mais preparado para entender se o seu site está bem ranqueado no Google. É importante lembrar que o SEO é uma estratégia de longo prazo, que demanda esforço e dedicação. Monitore constantemente o desempenho do seu site e faça ajustes sempre que necessário. O importante é não desistir e continuar trabalhando no seu site para que ele chegue cada vez mais longe.

    Gostou da matéria? Então considere seguir nossos perfis nas redes sociais para ficar sempre em dia com nosso conteúdo.

    Foto do autor
    Ícone de check duploPublicação feita por um humano

    Equipe Criativito

    Com nossos serviços de Branding, Marketing Digital, Redes Sociais e Google Ads, ajudaremos sua empresa a alcançar a notoriedade necessária para se destacar.

    Voltar ao topo
    Plataforma Foguete
    Atendimento Whatsapp