Abrir Menu

Alguns fatos e curiosidades muito interessantes sobre logos

Como saber a importância de um logotipo? A resposta é simples, quando olhamos para um e instantaneamente sabemos a qual marca se refere, sabemos que ele conseguiu transmitir o seu propósito principal que é ser reconhecido a primeiro momento. Alguns se tornam inesquecíveis de acordo com a grandiosidade de sua empresa e de seus produtos (ou o contrário, depende).

Mas, para isso é necessário um trabalho árduo para colocar os valores que a empresa possui e um grande investimento em Branding. Hoje vamos falar um pouco sobre algumas curiosidades referentes a logos que talvez você não saiba.

Logotipos criativos

Ter um logo criativo também é importante para a popularidade dele, ressaltando que é fundamental que embora ele seja criativo, ele seja também totalmente legível, caso contrário terá um resultado oposto ao qual se esperava.

Run

Modelo para inspiração

 

One

Modelo para inspiração.

 

Fique por dentro do universo Criativito

Dicas de identidade visual, redes sociais, marketing e muito mais, assine nossa news!

    Lab

    Modelo para inspiração.

     

     

    Vaio

    Sinal analógico  (Va) e digital (io).

     

    Sushi

    Modelo para inspiração.

     

    The bronx Zoo

    Podemos observar que o formato das pernas das girafas correspondem aos prédios de onde o zoológico fica localizado.

     

     

     

    BR Baskis Robbins

    O 31 está em evidência porque eles possuem 31 sabores de sorvete.

     

     

    Wikipedia

    Há uma peça faltando porque eles querem demonstrar que o conhecimento nunca está completo, e eles sempre estarão passando por atualizações.

     

    Detalhes escondidos em logos

    O logo da Pittsburgh Zoo & PPG Aquarium e da Hope for Africa Children Initiative talvez precisem ser visto duas vezes para ser compreendidos na sua totalidade.

    Marcas conhecidas mundialmente que carregam os nomes de seus criadores

    Nós sabemos que um numero incontável de marcas possuem um nome inventado ou a junção de algumas palavras formam o nome escolhido, mas você sabia que muitas marcas do nosso cotidiano levam o nome de algumas pessoas, a maioria se referem aos seus fundadores.

    Ótimos exemplos são

    • Colgate (William Colgate)
    • Ferrari (Enzo Ferrari)
    • Kellogg’s ( John Harvey e seu irmão Will Keith Kellogg)
    • P&G (William Procter e James Gamble)
    • McDonald’s  (Maurice “Mac” e Richard “Dick”)
    • Gillete (King Camp Gillette)
    • Siemens (Werner Von Siemens)
    • Harley Davidspon (Willian Harley e Arthur Davidson)
    • C&A (Clemens e August Brenniskmeyer)
    • Nestlé (Henri Nestlé)

    Logotipos que mudaram para conscientizar sobre o distanciamento social na pandemia


    Com o decorrer da pandemia, muitas empresas mudaram seu logo para poder conscientizar as pessoas do quanto é importante o distanciamento social nesse período. Veja algumas empresas que se dispuseram a realizar essa alteração momentânea e a modificação que fizeram.

    Evoluções de logotipos famosos através dos tempos


    Os logos vão evoluindo com o passar dos anos isso é normal, alguns são completamente reformulados e outros mudam apenas alguns detalhes a cada alteração e aqui estão alguns exemplos de pequenas e grandes alterações.

    Volkswagen

    Nunca passou por mudanças drásticas, sempre manteve o VW em evidência.

    Nike

    O logo da Nike é inspirado na asa da Deusa da Nike  (Ela é a Deusa grega da vitória militar).

    Shell

    O primeiro logo da Shell foi uma concha de mexilhão que não permaneceu muito tempo, ela foi alterada para uma concha de Vieira e desde então a marca só passou por alterações para acompanhar o designer gráfico da época, tendo sua última alteração em 1999.

    Apple

    Podemos observar que no primeiro logo da Apple que eles fizeram uma homenagem a Isaac Newton sobre descoberta e inovação, mas pelo fato de ser um logo complexo eles optaram por  manter apenas a famosa maçã.

    Coca-Cola

    A Coca-Cola sempre optou pelo estilo de tipografia, tendo suas maiores alterações em 1890 e 1985. Aderiu ao vermelho de fundo em 1950 e desde então não passou por grandes alterações.

    Qual o preço de um logo famoso?

    Se o logo for criado enquanto a empresa ainda não tem reconhecimento nacional ou internacional, pode ser que ele saia, como costumamos dizer, pelo “preço de custo”.

    Como por exemplo, o logo do Twitter, que embora atualmente seja uma empresa multibilionária, na época pagou apenas 6 dólares para o designer gráfico Simon Oxley que criou o tão conhecido símbolo do passarinho.

    Agora um exemplo que mostra valores exorbitantes do quão caro pode ser um logo ou o seu redesenho é a empresa de petróleo e gás BP, que desembolsou nada mais nada menos que 211 milhões de dólares no seu novo símbolo.

    Qual o logo que é utilizado a mais tempo sem alteração?

    Normalmente, um logotipo não é criado para mudar com frequência, mas em alguns casos, a necessidade se dá pelo fato de a empresa desejar demonstrar evolução e passar a mensagem que acompanha a tecnologia e as novidades conforme o tempo, ou seja, se mantem atualizada.

    Como por exemplo o Instagram, que embora seja uma marca tecnicamente nova, já optou por seu redesign algumas vezes. O que não é o caso da STELLA ARTOIS, uma cervejaria belga que manteve seu logo por mais de três séculos.

    logo sem altera

    Logotipos com duplo sentido

    O logotipo é basicamente a imagem que representa uma empresa, claro que há outros fatores que devem ser considerados dentro da identidade visual e Branding, porém os logotipos possuem uma grande parcela de todo o peso.

    Não são todas as empresas que conseguem demonstrar algo próximo do profissional ou que passe a impressão que a empresa deseja. Por isso é importante que tanto o logotipo quanto a identidade visual sejam criados por profissionais da área, com experiência em Branding, caso contrário seu logo pode ser motivo de piado para o mercado.

    Quer conhecer um pouco mais? Saiba como escolher a cor, a forma correta para atrair seu público alvo e por último, porém não menos importante, a diferença entre logotipo e logomarca, através dos links que separamos abaixo: