Quando falamos de identidade visual, estamos pensando na comunicação visual que uma empresa terá, seja ela uma empresa nova no mercado ou uma que esteja buscando um novo posicionamento.
É exatamente sobre isso que se trata; o posicionamento e a comunicação que esta empresa terá diante de seus clientes, concorrentes e coorporativo.
Por isso, é muito importante que seja algo bem elaborado, feito de forma exclusiva e que leve em conta o que deseja ser passado ao mercado.
Quem irá comprar os produtos ou serviços?!
Qual a faixa etária desse público?
Qual a classe econômica dele?
(…)
Com isso em mente, sabemos que aqui não devemos colocar o gosto pessoal em primeiro lugar, podemos até cogitar cores que temos preferência, mas elas devem ser analisadas e levadas em consideração somente se de fato elas conversam com o que a marca deseja passar.
É muito comum as pessoas chegarem com uma ideia totalmente contorcida sobre isso… como: “Eu gosto de rosa e minha empresa deve ter essa cor” ou “sou torcedor do time x e quero que o logo da minha empresa tenha as mesmas cores”, mas o que não é levado em consideração aqui é que, mesmo que a empresa seja sua, ela não venderá produtos ou serviços para você, certo?!
A ideia aqui é vender para um público, muitas vezes específico, que tem gostos que até podem ser, em alguns aspectos, comuns aos seus, mas que devem ser colocados em primeiro lugar quando pensamos em conquistar um mercado.
Vamos a um exemplo:
Você deseja lançar no mercado uma instituição financeira, esta empresa, primeiramente, falará com a classe média e alta do estado de São Paulo e diretamente com empresários, diretores de multinacionais e cargos/profissões semelhantes.
Com apenas esses dados em mãos, sabemos que não podemos colocar qualquer cor para essa marca. É preciso que sejam cores que passem uma mensagem séria, austera, que transmita segurança aos clientes.
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Algumas cores que seriam interessantes poderia ser, por exemplo: Azul, Cinza, Roxo e até Preto.
Já cores como rosa pink, laranja, verde limão, entre outras não passariam a seriedade necessária para que o público-alvo confie e aposte seus investimentos nesta instituição.
Então como escolher as cores certas para a identidade visual da minha empresa?
Vamos citar abaixo três pontos importantes a analisar no momento de escolher as cores da sua empresa. São eles:
- Público-alvo: Quem são as pessoas que você deseja alcançar? Quem comprará os seus produtos? Faça uma análise detalhada de persona para entender quem serão essas pessoas e como deverá ser a interação com elas.
- Comunicação: Tendo em mente o perfil do público que desejo alcançar, a pergunta é: Como devo me comunicar com essas pessoas ou instituições?! Trata-se de uma comunicação que precisa ser mais séria ou mais jovial?
- Qual o significado das cores e sua representatividade: Com o público-alvo e a comunicação bem definida, agora você precisa saber qual o significado psicológico de cada cor.
As marcas não usam cores ao acaso, elas são estrategicamente escolhidas de acordo com o que mencionamos acima.
Curiosidade
Você sabia que o amarelo do McDonalds foi escolhido para que as pessoas sejam instigadas a sentir fome e o vermelho para que elas se sintam impacientes e possam sair logo? Na verdade, a maioria das redes fastfoods escolhem cores semelhantes exatamente por isso. Porque as cores inspiram sensações e ações em cada pessoa e dessa forma é possível se conectar com elas de maneira mais profunda e real.
A pessoa se sente inspirada pela marca, se conecta com ela, sente que é semelhante a ela e dessa forma se sente mais segura a realizar uma ação, como comprar.
Para que você entenda melhor sobre a psicologia das cores, convidamos você a conferir nosso outro artigo onde falamos mais sobre o que cada cor representa:
Com esses três pontos em mãos, você terá não somente as cores certas para a identidade visual da sua empresa, como também terá uma imagem muito mais clara e profissional para bater de frente com o mercado e os concorrentes.
Equipe Criativito
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