Em todos esses anos de prestação de serviços em criação de sites, nós sempre recebemos de nossos clientes a seguinte pergunta: “Quando sei que minha empresa deve, de fato, ter um novo site?”. Alguns clientes e parceiros tem essa dúvida por que em muitos casos são bombardeados por profissionais que sugerem que o mesmo mude o site a todo custo, até mesmo quando ele acabou de inaugurar um novo site.
No intuito de auxiliar você a descobrir de fato quando deve optar por essa mudança, trouxemos abaixo alguns fatos que você deve analisar em seu site e a partir daí, descobrir se realmente deve seguir por esse caminho.
É importante lembrar que se o seu site não é atualizado há anos, como por exemplo, você o fez em 10 anos atrás e desde então nunca o atualizou, nesses casos é importantíssimo que você faça a mudança, pois provavelmente ele não segue as adequações necessárias para atrair o seu público nos dias de hoje. Caso contrário, veja as opções a seguir e veja se sua empresa se encaixa em alguma dessas situações.
Você deseja fornecer ao seu cliente uma experiência melhor
Você visita o site de outros mercados ou até mesmo de concorrentes e percebe que algumas tecnologias disponíveis por lá, promovem melhor experiência para você que está acessando o site naquele momento. Quais são os diferenciais que você sente que faltam em seu site?
- Trata-se de um layout mais moderno, limpo e simples de entender?
- Suas funcionalidades e estruturação são mais fáceis e indicam ao visitante o que fazer e como fazer?
- Existem botões e formulários de fácil acesso?
Esses são alguns pontos que você deve analisar em seu site em comparação aos mais atuais de concorrentes ou não.
Tudo o que fornece uma melhor experiência ao seu cliente dentro de seu site, além de atrair o cliente a comprar ou procurar mais informações sobre o seu produto ou serviço, também auxilia para que ele volte outras vezes e transforma você numa referência, principalmente se essa ótima experiência estiver atrelada a boas práticas, bom atendimento e serviços ou produtos de qualidade.
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Agora se ao tentar entrar no seu site, o cliente não consegue navegar por ele, tem dúvidas de como encontrar o que procura, não se sente bem localizado, tem dificuldade de entrar em contato ou simplesmente não consegue acessá-lo, a chance de ele não voltar mais e procurar por um concorrente é muito maior.
Dessa forma é indispensável que o seu público tenha uma ótima experiência em seu site, com informações bem dispostas, layout moderno e bem distribuído, boas funcionalidades, direto, entre outras coisas.
Seu público tem dificuldade em acessar seu site atual através de dispositivos móveis
Dificilmente você encontrará alguém que nos dias de hoje, não faça pesquisas sobre produtos ou serviços através do celular e tablets.
Esse público vem crescendo cada dia mais e se o seu site não é responsivo para que esse público possa acessá-lo através de um desses dispositivos, você deve o quanto antes criar um novo site.
Mesmo com um layout bem moderno e bonito, se o seu site não possui essa funcionalidade, acredite que você perde, dependendo do mercado de atuação de sua empresa, no mínimo 50% de visitas.
Esse item é tão importante para o sucesso da sua empresa na internet, que até mesmo o Google deixa de mostrar sites que não responsivos para potenciais clientes quando eles pesquisam pelo celular.
E sabe porque o Google faz isso?! Porque ele deseja que as pessoas que fazem pesquisas através dele, tenham bons resultados, encontrem o que procuram e acima de tudo, tenham um boa experiência. Agora se até o Google deseja que as pessoas tenham boas experiências quando entram em sites de qualquer nicho, porque você não deve desejar o mesmo?
Seu site precisa estar alinhado ao seu objetivo de marketing
Você e sua equipe de marketing promovem toda uma alteração e novas estratégias para que a empresa alcance novos clientes e aumente seu potencial de vendas e atendimento, mas o site de sua empresa não comporta e nem descreve essa mudança, então sua empresa precisa de um novo site.
Do que adianta um site que não corresponde a nenhum objetivo da empresa, principalmente em relação aos objetivos de marketing?
O potencial cliente visita o seu site sedento pelas novidades e pelo novo caminho que a empresa está propondo e simplesmente não encontra nada, nenhuma mudança, nada que especifique de fato o que você deseja transparecer, qual será a provável atitude desse cliente?
Provavelmente não voltará ao site novamente, pelo menos não tão cedo.
Analise seu site, ele faz justiça ao que a sua empresa propõe?
Nenhum profissional precisa falar para você se o seu site necessita ser modernizado e melhorado, um bom administrador sabe quando seu site precisa mudar.
Você deseja conquistar mais clientes
Quando um site é possui novas funcionalidades, layout atrativo e boa experiência de navegação, como mencionamos acima, a chance de você efetuar mais vendas e conquistar novos clientes é muito maior.
Um site antigo e sem um bom layout, dificilmente vai passar profissionalismo, seriedade e segurança para o seu cliente e isso consequente irá diminuir as chances de venda, seja de produtos ou serviços.
Se o intuito do site é conquistar novos clientes e manter os atuais, é importante que você atualize, traga novidades, melhoramentos e consequentemente conquistar mais clientes, principalmente se esse novo site estiver atrelado ao que o seu público espera e necessita.
Seu site perdeu posicionamento no Google
Como dissemos um pouco mais acima, o Google é um dos mais interessados em promover a melhor experiência para as pessoas que buscam respostas através de suas pesquisas. Se o posicionamento do seu site caiu muito, essa é uma das provas de que sua empresa precisa de um novo site.
O Google vai dar prioridade para sites que estão adequados as suas práticas como layouts responsivos, funcionalidades que deixem o site mais leve, mais rápido de carregar, mais dinâmico, mais intuitivo para os usuários, entre outras coisas e se o site da sua empresa não está preparado para isso, automaticamente ele irá para o fim da fila, dando lugar para aqueles que se preocupam.
Adquirindo um site com novas tecnologias a oportunidade de seu site conquistar novas posições e sair do fim da fila será ainda maior e irá auxiliar você a conquistar novos clientes e novas vendas.
Se o seu site estiver desadequado e não estiver acompanhando nenhum dos fatos que adicionamos acima, é importante que você reveja a situação e prepara-se para investir no novo site, pois ele é sim necessário e deve ser visto como um investimento para novas oportunidades e novas chances de sua empresa crescer e alcançar novos clientes.
Caso necessite de ajuda ou tenha dúvida sobre como avaliar seu site atual, entre em contato conosco e iremos lhe auxiliar.
Equipe Criativito
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