O sonho de toda empresa que possui um site é ocupar as posições de destaque nas páginas de resultado do Google, certo?
Todo mundo quer ser encontrado e atrair mais visitantes para o seu site. Mas, como saber se o seu site está bem ranqueado no Google? Neste artigo, iremos apresentar 9 pontos que você precisa levar em consideração e dicas de como melhorar o desempenho do seu site nos resultados de busca.
1. Verifique a velocidade de carregamento do seu site
A velocidade de carregamento do site influencia diretamente no posicionamento do Google. Quanto mais rápido for seu site, melhor. Utilize ferramentas como GTmetrix e PageSpeed Insights para garantir que seu site esteja performando dentro dos padrões exigidos.
Dica: Avalie bem o que você vai remover do site ou editar no design, pois não adianta muita coisa ter um site com uma velocidade excepcional mas com design pouco intuitivo e esteticamente desagradável.
2. Verifique a compatibilidade mobile: O seu site é responsivo?
É otimizado para dispositivos móveis? O Google prioriza sites que têm uma boa experiência de acesso em smartphones e tablets. Teste o seu site em diferentes modelos de dispositivos e corrija os problemas de compatibilidade.
Dica: De atenção redobrada no design para o smartphone, este meio de acesso será o mais popular e frequente no futuro próximo.
3. Analise as palavras-chave
As palavras-chave são cruciais para conseguir um bom ranqueamento nos motores de busca. Analise as palavras-chave do seu site e certifique-se de que estão bem otimizadas. Utilize ferramentas como Keyword Planner e SEMrush para auxiliar nessa análise.
Dica: Faça analises e comparações no Google trends, a ferramenta ajudará a decidir qual é a keyword mais procurada em seu estado.
4. Verifique a estrutura de URL
A estrutura de URL deve ser clara e concisa. O Google leva em consideração essa questão para determinar a relevância do seu site.
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Utilize URLs amigáveis e opte sempre por textos claros e objetivos.
Dica: Trabalhe por preferência com URLs curtas e diretas para as páginas de serviços e longas para artigos de blog.
5. Utilize meta tags corretamente e atrativas
As meta tags ajudam o Google a entender o conteúdo do seu site e também utiliza o texto inserido nos resultados de busca.
Certifique-se de inserir as meta tags corretamente em cada página. Utilize títulos claros e descrições atrativas para cada uma delas.
Dica: Crie um texto atrativo e com tom convidativo para a meta descrição, muitas vezes estes textos aparecerão nos resultados de pesquisas do Google e ajudará no fator decisório entre clicar em seu link e em de um concorrente.
6. Verifique a qualidade do conteúdo
O conteúdo é a alma do seu site. Dê atenção especial para a qualidade do material que está produzindo. Utilize técnicas de SEO, como palavras-chave bem definidas, headings, urls otimizadas e uma estrutura clara para garantir que o Google entenda do que se trata cada página.
Dica: Utilize plugins de otimização de SEO. Caso seu site esteja em WordPress, utilize O Yoast ou All-in-one SEO. Este plugins fazem verificações de conteúdos e sugerem edições para melhorias de seu texto.
7. Atenção para a linkagem interna
Os links internos também são muito importantes para a estratégia de SEO do seu site. Certifique-se de colocar links entre as páginas do seu site, sempre que fizer sentido. Isso ajuda o Google a navegar e entender melhor a estrutura do seu site.
Dica: Link keywords de matérias do blog da empresa para páginas de serviços, fazendo isso o google entenderá quais são as páginas / serviços mais valiosos do site e certamente eles que serão bem posicionados.
8. Preste atenção à segurança
O Google prioriza sites seguros. Certifique-se de que o seu site utilize o protocolo https em todas as páginas, isso garante mais segurança para os visitantes.
Dica: Além de certificados de SSL, utilize Captchas para evitar usos incorretamente dos formulários.
9. Utilize as ferramentas do Google
O Google disponibiliza várias ferramentas gratuitas que ajudam a monitorar e aprimorar o desempenho do seu site. Utilize o Google Analytics, o Search Console, o Google My Business e outras ferramentas para ter mais insights sobre a performance do seu site.
Dica: Assim como estas, utilize também o Google trends como mencionado anteriormente.
Conclusão
Com essas dicas, você estará mais preparado para entender se o seu site está bem ranqueado no Google. É importante lembrar que o SEO é uma estratégia de longo prazo, que demanda esforço e dedicação. Monitore constantemente o desempenho do seu site e faça ajustes sempre que necessário. O importante é não desistir e continuar trabalhando no seu site para que ele chegue cada vez mais longe.
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Equipe Criativito
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