Você já se perguntou porque a Samsung é azul e porque o Banco Bradesco é vermelho? Porque será que as empresas utilizam as cores que utilizam? Terá algum significado? Alguma teoria por trás, ou será somente vontade do dono?!

Realmente existem algumas empresas que escolhem suas cores por opinião pessoal, mas a maioria, principalmente as marcas famosas, escolhem suas cores por seu significado e psicologia.

A verdade é que as cores despertam sentimentos e sensações nas pessoas, e utilizar das cores corretas para compartilhar a intenção certa ao seu público alvo, pode somar para sua empresa e ajudá-lo a crescer.

Lógico que não adianta somente escolher as cores corretas e simplesmente cruzar os braços e esperar que tudo aconteça, nada funciona dessa maneira. Mas a utilização de uma tabela cromática voltada às emoções que sua empresa ou marca deseja transmitir, juntamente de um bom trabalho e atendimento junto ao seu cliente/público e com a atuação correta do setor de marketing de sua empresa, sua empresa poderá se desenvolver muito bem no mercado de atuação e assim se destacar dos concorrentes. Não se trata de mágica, e sim de psicologia!

Material para estudo das cores

Para ajudá-lo a entender melhor sobre os significados das cores, assim como a psicologia delas, trouxemos neste artigo um infográfico para download em alta, para que você possa estudá-lo e sem pressa ou mesmo arquivá-lo em seus documentos para uma leitura em outro momento.

A partir do guia que desenvolvemos você poderá entender o significado das cores, como é a psicologia de cada uma e como elas poderão ajudá-lo a passar ao seu público os sentimentos e sensações que deseja que sua empresa desperte ao ser vista.

Saiba como usar as cores para sua empresa, seja ela em qual mercado esteja. No infográfico, escolhemos dicas preciosas que irão ajudá-lo a tirar as suas dúvidas relacionadas a cores, seus significados (cultural e psicológico), entre outros,  as imagens do infográfico estão separadas, mas ao final você pode baixar o PDF completo para revisão posterior, acompanhe o infográfico separado de cor a cor:

Vermelho

  • Desencadeia emoções poderosas positivas e negativas;
  • Cria uma sensação de urgência, e é por isso que é efetivo com as vendas;
  • Incentiva o apetite quando alinhado com o amarelo, portanto é freqüentemente utilizada esta combinação no setor de fast food;
  • Aumenta o pulso, passando a sensação de alerta.

Amarelo

  • O amarelo representa, a felicidade, a diversão e a luz do sol;
  • Os tons de amarelo podem parecer sujos enquanto os matizes podem desafiar a visão;
  • Pode ser poderoso quando usado como destaque ao lado de uma cor mais escura, principalmente com a cor roxa;
  • Além disso a cor amarela passa a ideia de credibilidade.

Azul

  • O azul tem um efeito muito calmante na mente e é a cor da razão;
  • É a cor da força, da sabedoria e da confiança, razão pela qual é usado tão amplamente;
  • Não há muitos alimentos azuis na natureza, e é por isso que ele suprime o apetite;
  • O azul é uma opção segura, mas considere se isso irá ajudá-lo a se destacar no seu espaço.

Laranja

  • O laranja gera uma sensação de calor dada a associação com o sol;
  • É considerado brilhante, leve e divertido;
  • Em estudos confirmados, ela é a cor preferida dos jovens até os 25!
  • A maioria das pessoas considera “barata” e muito funcional;
  • Curiosidade: A palavra laranja, vem do árabe “nâranj”, derivado de “nâranga”, em sânscrito. Por isso a fruta tem o mesmo nome da cor.

Rosa

  • O rosa é, sem dúvida, a cor mais utilizada para retratar a feminilidade;
  • Pode ser uma cor de acompanhamento impactante para dar aos jovens uma marca formal;
  • O rosa é uma cor positiva que inspira conforto e representa a esperança;
  • Foi utilizado com sucesso em muitas indústrias para “sair do óbvio”.

Marrom

  • Utilizado em abundância por marcas que buscam transmitir a ideia de luxuosidade e riqueza;
  • Freqüentemente vista na área de vestimentas de luxo e finanças;
  • Ao contrário é visto também frequentemente na área de alimentação dando total suporte obviamente ao chocolate;
  • As variantes do marrom também são parte importante quando o assunto é História e Antiguidade.

Roxo

  • A história mostra que o roxo tem sido a cor da superioridade, como a realeza;
  • Se presta a marcas que desejam posicionar sua oferta como de prestígio;
  • Excesso e estravagância também são associações, então, avalie com cuidado;
  • Fora a estravagância o roxo leva a um lado espiritual, mítico e místico único através de seu relacionamento cultural.

Verde

  • Uma cor relaxante que é agradável aos olhos e sinônimo de saúde;
  • Temos um forte relacionamento primitivo com o verde, pois representa a vida;
  • Muito comum entre marcas “saudáveis” de produtos farmacêuticos a alimentos orgânicos;
  • Também pode ser ligado ao crescimento do poder, por exemplo: dinheiro, militar, bancário, finanças.

Preto

  • O preto é uma cor poderosa que é sinônimo de luxo e poder;
  • Visto culturalmente como morte e ao mesmo tempo sofisticação;
  • A adição de uma cor brilhante com preto pode adicionar energia à sofisticação;
  • Bem adequado para algumas indústrias (por exemplo: Moda), mas nem tanto para outras (por exemplo: Saúde).

Branco / Prata

  • Representa a limpeza e tornou-se “peça chave” para uma aparência moderna.
  • Usar o branco ou prata como uma cor de marca dominante requer restrição no design.
  • Se mal executado pode parecer preguiçoso e ter falta de personalidade.
  • Se bem executado, pode oferecer um visual moderno, elegante, simplista e limpo.

Veja as cores mais predominantes nas marcas

Confira neste breve infográfico as cores mais utilizadas pelas marcas, estão separadas pelas primárias e secundárias.

PDF para revisão completo

Baixe o pdf em alta resolução aqui com todas as imagens e significados das cores.

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  • Veronica Chagas Vieira

    o pdf dos significado das cores,não está completo, obrigada.

    • Verônica, obrigado por avisar, agora está corrigido, desculpe o ocorrido. Abs!

      • Veronica Chagas Vieira

        Obrigada vocêS! 🙂