É muito comum recebermos dúvidas de nossos clientes ou leitores, buscando saber se é realmente necessário mudar a identidade visual de suas empresas e na dúvida, ao entrar em contato com empresas de design especializadas, acabam ficando ainda desconfiados, sem saber se existe de fato a necessidade ou se a agência está apenas querendo vender.

Desta forma, trouxemos neste artigo, algumas causas e motivos reais para mudar a identidade visual de sua empresa e ao mesmo ajudá-lo a entender se é necessário ou não fazer essa mudança. Vamos lá?

Mudança de identidade visual, é necessário?

Sempre costumamos ver nos mercados, hoje em dia principalmente, a mudança de marcas que resolveram alterar suas identidades visuais. Algumas aparecem com pequenas mudanças, outras com grandes alterações… E a única coisa que fica no ar é… Minha empresa precisa realmente disso?!

A necessidade de mudança na identidade visual de sua empresa pode estar ligada a vários fatores, que vamos apresentar mais abaixo, mas o importante é que você saiba neste momento que assim como você sente a necessidade de alterar a decoração de sua casa, assim deve trabalhar em sua empresa.

As vezes olhamos para a nossa casa e vemos que diante das atualidades, algumas coisas ficaram para trás, estão sendo extintas e outras quase não usamos… Você já teve a sensação de olhar para sua TV, por exemplo, e achar que uma nova seria melhor porque te apresentaria novas tecnologias e novidades? Provavelmente! O mesmo ocorre com a Identidade visual de sua empresa… Nem sempre é necessária, mas pode dar um Up grade nos resultados.

Uma identidade visual não deve ser mudada sempre, existe, talvez, a necessidade de atualizá-la com o decorrer dos anos, por parecer antiga demais ou não representar mais seus serviços ou produtos, assim como a TV antiga. Mas em alguns casos e a análise dessa questão pode partir de uma agência especializada na criação de Identidade visual, pode não haver a necessidade de mudança.

Essa questão deve ser muito bem analisada entre os representantes da empresa, a história e situação atual da mesma, assim como também os desejos do que fazer para o futuro, mercado de atuação, entre muitos outros fatores.

Quando são necessárias grandes mudanças?

Em alguns momentos específicos é necessário fazer a mudança, lógico que isso não quer dizer que seja obrigatório, mas partindo do que a empresa deseja alcançar e representar aos seus clientes, a necessidade pode ocorrer em situações como:

União de empresas

Quando duas empresas do mesmo ramo, de mercado já estabilizado, resolvem unir seus esforços, seja por compra e venda de ações ou qualquer outro motivo, mudar a identidade visual ou estudar por qual das duas permanecer é uma grande necessidade.

É preciso estudar como essa mudança será encarada pelo público alvo e assim se haverá necessidade de uma mudança na identidade visual, o que na maioria das vezes acontece.

Alteração dos donos da empresa

Ao decorrer da história de uma empresa, principalmente quando está já está estabilizada no mercado, mudanças podem ocorrer em relação aos donos. Ao mudar o CEO pode haver necessidade de alterar também a identidade visual da empresa com o intuito de mostrar os novos valores, mudanças e visões da empresa.

Mudanças de serviços ou produtos

Conforme o passar dos anos é comum que as empresas mudem ou acrescentem novos serviços ou produtos as suas tarefas junto ao público alvo, mas a falta de atualização da identidade visual pode não expressar ao cliente o que a empresa faz atualmente.

Uma identidade visual antiga pode passar a conotação de uma empresa ultrapassada ou ainda não expressar aos clientes o que faz nos dias atuais, perdendo a oportunidade de novas vendas.

Logotipo ou identidade que não conversam com a marca atual

Assim como parte do que foi descrito no motivo anterior, um logotipo ou identidade que não conversa mais com a marca atual também deve ser um motivo para a mudança e atualização.

A identidade visual de sua empresa é o seu cartão de visita para novos clientes, trata-se da primeira impressão, e como o cliente vai confiar ou acreditar que sua empresa presta os serviços que descreve atualmente se possui uma identidade visual antiga, ultrapassada ou que não descreve visualmente a suas inovações e tecnologias atuais?!

Problemas recorrentes ou com as mídias (TV, impresso, redes sociais, etc)

Assim como já aconteceu com marcas famosas como a Vivo (antiga Telefônica), Latam (antiga TAM) e tantas outras, a mudança de uma identidade visual pode ajudá-lo a renovar a ideia que o público alvo possa ter atualmente sobre sua marca.

Lógico que existe todo um processo, grande processo, por trás de uma renovação do tipo, o que envolve um forte trabalho de divulgação e relações públicas, mas parte dele pode e deve ser também a mudança de identidade visual.

Pequenas alterações na identidade visual

Atualmente, e você entenderá melhor com os exemplos que vamos dar a seguir, empresas que já estão consolidadas do mercado, costumam de tanto em tanto tempo, atualizar com pequenas mudanças (mas que fazem grande diferença na percepção do cliente) sua identidade visual.

Duas empresas que costumam fazer isso são dois bancos que com certeza você deve conhecer… O Itaú e o Bradesco.

Ambos os bancos, costumam atualizar sua identidade visual mudando pequenas estratégias visuais e também no logotipo, coisas que talvez você olhando não perceba, mas com certeza sente diante de algum novo posicionamento das marcas.

Essas atualizações, digamos assim, costumam ser feitas para reposicionar a marca no mercado, mostrar novos valores, novidades, soluções e também alterações de produtos ou serviços.

Isso acontece para manter alinhada a empresa com a marca e juntamente, lógico, com o público alvo. Assim a marca se mantém sempre destacada, a frente e mostrando ao seu público que busca sempre o crescimento.

Também é comum ver essas atualizações em situações comemorativas das marcas, como aniversários.

Independente se a identidade visual será mudada totalmente ou apenas ganhará algumas alterações, tudo isso deve ser feito com bastante compromisso e foco no que deseja alcançar.

A mudança pode sim trazer ótimos benefícios a marca, mas é importante conferir se existe mesmo a necessidade e recurso financeiro para divulgação, principalmente quando essa mudança é muito grande, pois em alguns casos o público pode se desassociar totalmente da marca por não reconhecê-la, principalmente hoje em dia onde não vendemos mais somente serviços/produtos, vendemos história e valores.

Esses são alguns motivos que fazem com que sua marca precisa se atualizar em questões de identidade visual. Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco e iremos ajudá-lo.

Compartilhe sua opinião conosco