Sempre ressaltamos por aqui o quanto a identidade visual é importante para uma empresa, seja ela de qual ramo for, seja ela de qual tamanho for.

Assim são também os impressos: papel timbrado, cartões de visitas, pastas e tantos outros que se tornam indispensáveis para muitas empresas dependendo de sua utilidade.

Como em alguns casos onde uma empresa que vende artigos e produtos tem a grande necessidade de ter catálogos bem formulados e seguindo a mesma identidade de sua empresa, em outros, algumas empresas que prestam serviços  já não possuem essa mesma necessidade.

Mas como saber quais tipos de impressos minha empresa deve ter, quais materiais de papelaria devem fazer parte dos impressos da minha empresa?

Essa questão é na maioria das vezes respondida pela agência que criará a identidade visual para sua empresa, agências de design gráfico sabem exatamente qual é o melhor impresso para cada empresa, em cada ramo. Mas para ajudá-lo a ter uma ideia de quais seriam alguns desses impressos que toda empresa deve ter, listamos abaixo algumas opções.

São algumas opções que independente do ramo que sua empresa atua, são indispensáveis, são eles:

Criação de cartão de visitas

Criar cartão de visitas

Criação de cartão de visitas para Lucas Marcenaria.

Podemos dizer que o cartão de visitas é totalmente indispensável, para qualquer empresa, seja qual for o ramo.

Os cartões de visita lhe permitem deixar um contato de forma criativa (dependendo da estratégia) quando for visitar um cliente, quando receber um cliente ou até mesmo durante uma divulgação.

É difícil encontrar empresas que não tenham cartão de visitas, pois eles são uma das portas de entrada para novos clientes no primeiro momento, por exemplo, o que pode ajudá-lo a criar uma ótima primeira impressão.

Preocupe-se sempre em manter as informações mais necessárias e úteis, como telefone, e-mail, endereço e site, para que a comunicação seja fácil e atraente.

Criação de folder/flyer

Criar folder

Criação de folders para a empresa Brilhecom.

Uma peça excelente para ações de marketing, o Folder ou flyer, é útil para diversas situações e em alguns casos pode até ter a função do cartão de visita (mas em todo caso não se deve dispensar o cartão) e ajuda a atingir um público maior, como por exemplo em uma ação de marketing em massa.

Dependendo do seu público alvo a sua empresa pode usá-lo em ações como shows, eventos e até mesmo dentro do seu próprio local, como no caso de lojas físicas.

Mas mesmo que sua empresa não participe de ações como as descritas acima, o folder é uma peça importante para qualquer tipo de divulgação, seja ela de produtos, serviços, entre outros.

Criação de envelope

Criação de envelope saco

Criação de envelope saco e envelope comum para a empresa Acert.

Envelopes são ótimos para todas as empresas, podem ser úteis em envio de correspondências, comunicados internos e externos, recibos e faturas, entre muitas outras opções.

Imagine seu cliente recebendo um comunicado direcionado pela sua empresa em um envelope branco, comum, sem nada que descreva que é de sua empresa a não ser pela etiqueta de remetente, sem graça né?

Agora imagine ao contrário, esse mesmo cliente recebendo esse comunicado com um envelope personalizado, seguindo a identidade visual de sua empresa, imaginou? Consegue notar a diferença? Imagine-se no lugar dele.

Além de ser uma bela ação de marketing, o fato de o envelope passar a sua identidade para o cliente, passa também confiança, respeito e segurança.

Criação de Papel timbrado

Papel Timbrado para empresas

Criação de papel timbrado para a empresa Flamatec.

Assim como todas as peças acima, o papel timbrado não pode faltar. Vamos pensar na mesma hipótese que descrevi acima: seu cliente recebendo um comunicado de sua empresa, em um envelope branco e portanto uma carta em sulfite branca. É a mesma situação!

O impacto de receber um comunicado, por exemplo, personalizado e seguindo a mesma identidade visual de sua empresa é muito maior, gera reconhecimento e profissionalismo para sua empresa e seus clientes terão mais confiança em seus serviços e na marca em si.

Papeis timbrados podem ser utilizados para diversos fins, como comunicados internos e externos (como já citamos acima), orçamentos, correspondências, documentação, entre outros.

Criação de pastas

Assim como o envelope, as pastas também tem grande importância dentro de todas as empresas.

Você pode adicionar a essas pastas seus orçamentos, papeis timbrados ou outros materiais, como lâminas, por exemplo, para apresentação de sua empresa aos clientes que for visitar.

Algumas empresas utilizam as pastas como brindes ou, à exemplo dos cartões de visita, uma forma de impressionar e também deixar um contato após a visita.

A pasta permite uma maior organização de seus materiais ou documentos, transmitindo também maior profissionalismo e firmando sua marca.

Artigos de papelaria indispensáveis ou não

Alguns impressos são dispensáveis se olharmos as empresas de uma forma geral e por isso não foram citados entre os 5 exemplos acima, mas vale lembrar que para algumas empresas, são materiais extremamente importantes como podemos entender abaixo.

Vamos pensar em um consultório odontológico, por exemplo, além dos materiais descritos acima, receituários também são indispensáveis e também devem seguir a mesma identidade visual da empresa.

Vejamos outros exemplos de materiais para papelaria que são indispensáveis para algumas empresas e outros que são totalmente dispensáveis, abaixo:

  • Caderno corporativo (vária de acordo com a empresa e estratégia, mas nem todas as empresas precisam);
  • Mouse Pad (material dispensável);
  • Catálogos (algumas empresas necessitam, principalmente as do setor de vendas de produtos, equipamentos e etc.);
  • Recibos (algumas empresas precisam);
  • Receituários (para algumas empresas são necessários);
  • Crachás (nem todas as empresas exigem o uso de crachás);
  • Canetas (vária de acordo com a necessidade ou ação de marketing – geralmente são utilizadas para brindes, mas muitas empresas não utilizam);
  • Bloco de notas (algumas empresas precisam);
  • Calendários (utilizados para ações de marketing e brindes, mais poucas utilizam);
  • Cartazes e Banners (algumas empresas precisam para ações de marketing);
  • Adesivos (algumas empresas necessitam para seus produtos);
  • Porta copos (totalmente útil, principalmente se o ramo for restaurantes, bares e etc.)

Agora o que não podemos esquecer de ressaltar é que seja qual for a sua necessidade, o ramo de sua empresa ou quais materiais você irá produzir, a Identidade visual para sua empresa deve ser sempre levada em primeiro plano, pois de nada adianta ter uma série de materiais que não seguem uma única identidade.

Além de trazer beleza para a sua empresa, visualmente falando, a Identidade visual registra aos seus clientes quem é a sua marca, a destaca dos concorrentes e firma presença no mercado.

Por isso mantenha-se atento também a esse detalhe mais do que importante e não hesite nos procurar se necessitar de ajuda. Estaremos felizes em ajudá-lo no que for necessário, basta entrar em contato conosco.

Compartilhe sua opinião conosco