Com mais de três bilhões de internautas em todo o mundo e 110 milhões de usuários da internet apenas aqui no Brasil, para uma empresa conquistar o mercado atual ela precisará estar na internet também.

Com a facilidade de acesso às informações através da internet e também das redes sociais, o perfil do consumidor mudou, hoje ele é exigente e ativo no processo de compra e não mais suscetível aos estímulos da publicidade através das propagandas na televisão, rádio e impressos.

Dessa forma o marketing nas empresas teve que mudar também e buscar outras formas de atrair o público-alvo, mas dessa vez de uma forma mais espontânea, de uma forma que o próprio público escolhido venha até a marca, empresa, serviços ou negócios.

E uma das formas de atrair esse público hoje é através do marketing de conteúdo, do Inbound Marketing.

Mas antes de entrarmos mais a fundo no que é Inbound Marketing, vamos entender como funciona o Outbound Marketing, o marketing tradicional que hoje já não atrai o público em potencial.

Outbound Marketing

Geralmente o Outbound Marketing é centrado no produto ou serviço, é aquele marketing que não tem nada mais a oferecer a não ser o produto em si.

Pode ser entendido basicamente assim: “Tenho um produto, ele está em oferta e eu quero que você compre esse produto agora, simplesmente porque eu quero!”

O Outbound Marketing é uma estratégia a curto prazo e tenta enviar o público para o fundo do funil de vendas, basicamente forçando-o.

A estratégia Outbound Marketing baseia-se através de campanhas onde o centro é o produto, partem de uma venda e/ou promoções, tem um curto prazo e empurra o público alvo para a parte inferior do funil de vendas.

E o Inbound Marketing?

Diferente da opção tradicional acima, o Inbound Marketing é o processo de criação de conteúdo de qualidade, que seja do interesse do público alvo, e que é compartilhado em diversos canais digitais (como redes sociais, blogs e sites institucionais) para alcançar o maior número de pessoas dentro desse público alvo possível.

Enquanto o marketing tradicional “busca” o público o tempo todo, no inbound marketing esse público vem até o seu produto ou serviço de forma espontânea.

Mas como fazer Inbound Marketing?

Depois de analisar detalhadamente o público alvo que deseja para o seu negócio, você irá educá-lo oferecendo soluções para os seus problemas.

Aqui o Inboud Marketing, para comparar com o Outbound Marketing, não faz parte de uma campanha, o centro dele não é o produto e sim o usuário, oferecemos soluções de problemas.

O processo no inbound marketing é contínuo e constante e encaminhamos o público para o topo e o meio do funil de vendas.

O Inbound Marketing entende que as pessoas podem não estar prontas, ainda, para comprar e ao invés de forçá-las ou empurrá-las ao fundo do funil de vendas, ele mostra-se preocupado em resolver os problemas do público, informá-lo e assim quando chegar o momento certo de comprar, esse público estará mais propenso a comprar o seu produto ou serviço.

Nos dias de hoje o que as pessoas mais fazem é, ao se depararem com um problema, buscar por respostas na internet, quantas vezes você mesmo já não fez exatamente isso?!

E se exatamente nesse momento ao contrário de encontrar o seu concorrente fornecendo a solução necessária, o seu público encontra por você?

A proposta do Inbound Marketing é trazer esse público o mais perto possível de você, da sua empresa. De forma que convertendo ele em um lead, ele esteja sempre por perto o acompanhando e principalmente, recomendando o seu serviço para outras pessoas que fazem parte de seu público em potencial.

Inbound Marketing não é Campanha de marketing

Em tudo o que não se pode confundir quando falamos de Inbound Marketing, é confundir com uma campanha direcionada para conquistar clientes, não é isso.

Pensar assim fará com que você comece da pior forma, comece errando. O Processo de inbound marketing, como disse mais acima, é continuo, é uma oferta de conteúdos altamente potentes para que o seu público esteja sempre o mais perto possível, o acompanhando, tornando-se um fã e posteriormente, um divulgador de sua marca.

Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Tem interesse em saber melhor como tudo funciona? Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e saber como podemos lhe ajudar a ter ainda mais sucesso.

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