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Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing?

O que é Inbound Marketing? Assim como foi dito em um dos nossos últimos artigos é uma nova estratégia de vendas e conquista de clientes qualificados, que diferente dos antigos métodos, tem um poder muito maior.

Para obter sucesso com esse novo público, mais atualizado e que busca suas próprias resoluções através de vários meios, é necessário chamar sua atenção através de novos meios também.

E que os resultados são favoráveis e duradouros você já sabe, o Inbound Marketing é a estratégia essencial para o bom desempenho de sua empresa, porém muitos de nossos clientes tem uma dúvida sobre a diferença de marketing de conteúdo e inbound marketing, afinal existem diferenças entre eles? Depois de responder muitas dúvidas decidimos compartilhar esta matéria exclusiva para você nosso leitor, vamos lá!

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são a mesma coisa? Se completam? São diferentes? O que são?

Inbound Marketing

O Inbound marketing engloba quatro etapas que são:

  • Atrair visitantes qualificados
  • Gerar leads
  • Converte-los em clientes
  • Encantamento e gerenciamento contínuo

Ou seja, o cliente é atraído para conhecer sua empresa ou negócio e ao passar por todas as etapas, passa a ficar encantado pelo seu serviço (e outras áreas da empresas que fazem parte da estratégia também) e se torna seu divulgador, passando a experiência que tive com sua empresa para conhecidos.

O objetivo é atrair um potencial cliente para conhecer sua empresa, por exemplo, com um conteúdo que o ajude a resolver algo que o incomoda e a partir daí torná-lo um lead e futuramente um cliente.

Você poderá entender de forma mais completa aqui neste artigo, porém para desenvolver uma estratégia efetiva de Inbound marketing, é necessário uma grande pesquisa, dedicação, tempo, foco, monitoramento e muito profissionalismo para escolher as melhores ações para seu negócio, pois cada público se comporta diferente de acordo com a situação.

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    Enfim, são muitas ações para serem analisadas e deve-se ter um monitoramento contínuo para se chegar ao melhor resultado. E é dentro dessas ações que entra o Marketing de Conteúdo.

    Marketing de Conteúdo

    Já o Marketing de conteúdo está envolvido completamente com Inbound Marketing por que como o nome mesmo já diz, será o conteúdo responsável pela atração do público alvo.

    Digamos que o Marketing de Conteúdo seria o carro forte dentre todas as ações que envolvem uma boa estratégia de Inbound, pois de nada adianta tanta pesquisa, criação de personas, criação de sites, redes sociais e etc, e não ter um conteúdo autentico e que realmente atraia o potencial cliente a conhecer o seu serviço.

    Esse conteúdo não utiliza de nenhuma venda agressiva ou algo apelativo como já conhecemos nas estratégias de marketing antigas, pelo contrário tem sempre a utilidade de ser informativo para quem busca.

    E a partir do que foi criado como ação e objetivo no Inbound Marketing, esse conteúdo será compartilhado nas redes sociais, e-mail marketing, blogs, e-books, cursos e em outros meios de divulgação para alcançar seu consumidor.

    Sendo assim, o carro forte, o número 1, ou seja, o rei em seu projeto de Inbound Marketing.

    Resumindo…

    O marketing de conteúdo é uma das ações realizadas dentro do Inbound Marketing que visa atrair seu público alvo e oferecer resoluções de problemas e ter informações de qualidade.

    Lembrando que mesmo sendo muito importante, o Marketing de Conteúdo é apenas um dos pilares dentro do Inbound Marketing, por isso você deve ficar atento as ações anteriores e posteriores para a criação de uma estratégia capaz de atrair resultados sólidos e bons o bastante para sua empresa.

    Como começar e aplicar em minha empresa?

    Para lhe ajudar nesses primeiros passos, vejamos abaixo como você deve começar com a estratégia de Inbound Marketing e quais ações você não deve deixar escapar.

    Listamos 6 dicas especiais para que você tenha êxito em sua primeira estratégia de Inbound marketing para sua empresa, aproveite e compartilhe estas informações com seus amigos com os botões de compartilhamento ao lado, ou então simplesmente registre esta página nas suas redes sociais ou inscreva-se em nossa newsletter logo no final do artigo.

    1. Estabeleça metas e objetivos

    Todo e qualquer tipo de campanha, seja publicitária ou não, tem sempre um objetivo por trás, seja uma venda, uma divulgação, inscrições em uma Newsletter, enfim.

    Esse objetivo deve ser traçado logo no inicio da criação, afinal é através dessa meta que será calculada e criada toda a estratégia.

    Veja alguns dos objetivos que são traçados ao começo de um estratégia de Inbound Marketing em muitas empresas de diversos segmentos:

    • Reconhecimento de marca ou autoridade em um assunto;
    • Retenção de clientes;
    • Engajamento com a marca;
    • Educar o mercado;
    • Gerar Leads;
    • Auxiliar as vendas.

    Não é necessário que o seu objetivo esteja dentro de uma dessas opções acima, elas foram listadas para que você possa entender melhor o que pode ser o seu objetivo.

    2. Crie Personas Reais

    Buyer Personas ou Público alvo, são compradores ou clientes reais que devem ser criados por sua equipe para que você possa chegar o mais perto possível do que esse cliente em potencial precisa.

    Através de pesquisas, entrevistas com clientes, pesquisas offline e online, você irá criar essas personas com as quais se identificará ao criar conteúdos qualificados para atingir e atrair pessoas reais.

    Dica: Crie uma persona real, alguém que tenha nome, idade, faixa salarial, cargo e até mesmo um rosto! Acredite esta ação é importantíssima!

    3. Determine o conteúdo

    A partir dessas personas criadas, não esquecendo que são pessoas reais e que sendo assim tem suas dificuldades e “problemas” que desejam que sejam resolvidos, você irá criar conteúdos para cada uma delas.

    É nessa hora que entra em ação o Marketing de Conteúdo!

    O conteúdo e tema do que vai ser criado para cada uma das personas que você e sua equipe criou, deve ser levado em consideração o que cada uma delas necessita, em diversos pontos e estágios de uma situação.

    Assim você irá alcançar o público correto, baseado em suas personas, em todos os níveis de serviços que você oferece.

    Dica:  Terá bons resultados se entrar em reunião com sua equipe de vendas e procurar saber o que seus clientes mais tem dúvidas antes de realizar um compra, por exemplo.  Esse tipo de informação irá lhe ajudar a criar um conteúdo especifico, qualificado para uma determinada persona.

    4. Estabeleça os canais de divulgação

    Seja o blog de seu site, redes sociais, Youtube, e-mails, entre outros, os canais de divulgação levarão seus ricos conteúdos a suas personas e lhe permitirá manter contato com eles após a primeira venda, por exemplo.

    Os canais de divulgação são de extrema importância e devem ser analisados um a um de acordo com as personas criadas para o seu tipo de negócio.

    Por exemplo, talvez uma de suas personas seja um gerente de marketing, provavelmente um canal que poderá encontrá-lo será no Linkedin. Por isso a análise deve ser muito bem feita, para que você saiba exatamente onde compartilhar seu conteúdo para atingir seu público alvo.

    Caso contrário, estar em uma rede social, só porque é a mais acessada, como já dissemos em artigos anteriores, não será garantia de bons resultados, portanto recomendamos a leitura deste artigo aqui, onde listamos os 10 erros que sua empresa não deve cometer nas redes sociais.

    Crie um calendário de criação

    Depois de todas essas etapas compridas, chegou a hora de criar um calendário que contenha os melhores dias e horários para suas publicações.

    Você deve analisar seus conteúdos e temas a serem criados e para quais personas será direcionado e criar um calendário para manter um ritmo sério e que lhe permita ter um controle do que está e ainda deve ser feito.

    Os horários e dias para compartilhar através dos canais de divulgação, principalmente as redes sociais, também devem ser analisados, pois é crucial saber qual o horário em que seu público terá mais fácil acesso à sua publicação.

    Aqui deve ser analisado também de quanto em quanto tempo deve ser criado novos conteúdos. Para muitas empresas uma vez por semana pode ser a melhor escolha, para outras apenas uma vez por mês, isso vai depender muito de objetivo para objetivo e também do que esperam as suas personas.

    5. Análise de resultados

    É obvio que a análise dos resultados no Inbound Marketing deve ser mantida sempre, como em qualquer outra estratégia de marketing.

    O descaso nessa etapa pode jogar no lixo todo o trabalho anterior, pois sem analisar os resultados você nunca terá certeza do que está indo bem ou não na sua estratégia de Inbound Marketing.

    Esteja sempre monitorando e analisando todas as mudanças, todas as tomadas de decisões e tudo mais que for acertado a partir do ponto de inicio.

    Não se prenda a todos os detalhes, lembre-se de analisar os dados que vão lhe trazer respostas certas, caso contrário você poderá perder tempo com analises desnecessárias.

    Nessa hora do monitoramento e analise de resultados, vale sempre lembrar que:

    • Você deve medir o que é importante para o seu negócio;
    • Medir o que é simples de entender;
    • Medir o que é facilmente mensurado;
    • Medir o que é capaz de levar a uma opção positiva.

    Que tal alguns exemplos do que você deve medir nesse momento:

    • Visitas no site,
    • Visualizações de página e conteúdos criados,
    • Menções nas redes sociais,
    • Comentários,
    • Assinantes,
    • Participantes,
    • Taxa de Rejeição,
    • Fonte do Tráfego, etc.

    Essas são algumas das opções que você deve analisar para se manter sempre no caminho certo, sabendo o que está dando certo ou não.

    Afinal respostas negativas também lhe colocarão no caminho certo, pois lhe mostrarão o que está fazendo de errado e o que deve ser melhorado, por isso não desanime.

    Então recapitulando para que tudo isso fique muito bem entendido!

    O que você deve fazer para começar uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso?

    • Estabeleça metas e objetivos;
    • Crie personas reais;
    • Determine o conteúdo;
    • Estabeleça os canais de divulgação;
    • Crie um calendário de criação dos conteúdos;
    • Analise e monitore os resultados.

    Para um conteúdo de qualidade e atrativo, você deve levar em consideração (sempre), as personas criadas, o que elas precisam, quais são suas dúvidas, os seus problemas, e etc.

    Lembre-se nós podemos lhe ajudar em todas essas ações de Inbound Marketing e até mesmo no marketing de conteúdo e caso necessite de ajuda, fique a vontade para entrar em contato, estaremos dispostos a ajudá-lo.

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