30 / 01 / 2015 por Criativito em branding, dicas, Naming 3877 tags: , ,

Criar um nome para sua empresa é praticamente criar um nome para um filho, um nome que traduza e referencie tudo o que sua empresa faz hoje em dia é muito difícil não só porque a grande maioria que procuramos já exista mas o grande desafio de ser criativo!

Existem algumas técnicas para a criação de nomes de que irão te ajudar e muito no momento criativo e a melhor forma de desenvolver um nome perfeito para o que você procura, são algumas dicas essenciais que tenho certeza que o auxiliarão!

Dentro de cada uma dessas técnicas, vamos compartilhar com vocês cinco classificações fáceis para desenvolver sua criatividade e criar seu nome com menos dificuldades, vamos lá!

Origem

Onde tudo começou ou talvez o local onde a empresa foi criada é um bom ponto de partida para a criação,o de seu nome. Alguns usam de inspiração por exemplo, um local no qual cresceu, viveu, teve família, visitou ou que tenha admiração.

Exemplo: FujiFilm  – Monte fuji Japão e Pão de Açúcar.

Fundadores ou histórico

Simples e prático, escolher como nome de sua empresa utilizando o nome do fundador ou talvez alguém que lhe deu inspiração, fundos, ou coragem para começar. Fatos históricos também podem inspirar nesse momento de criação, como por exemplo o que aconteceu de mais importante no ano em que resolveu criar sua empresa?

Exemplo: Danone – Nome do filho do dono em diminutivo (Danielzinho em catalão = Danon), Adams – referência ao nome do fundador: Thomas Adams Junior.

Descritivo

Como o nome já diz, consiste em descrever de forma totalmente direta e com tom funcional o ramo de sua empresa, hoje me dia estão cada vez mais fortes e utilizados estes tipos de nomes:

Exemplo: Banco 24Horas – Autoatendimento Bancário 24 horas por dia, Água de cheiro, Telefônica.

Combinação e composição

Descrevendo de uma forma bem simples esse tópico consiste em usar a composição de vários nomes, números ou partes do nomes de seus produtos no momento da criação.

Exemplo: Brasoftware (Brasil e Software), Criativito (Criatividade e Victor).

Humor

Formar um nome mais animado, com uma roupagem mais jovem talvez, usando, por exemplo, sons da natureza, diversão e disposição.

Exemplo de nomes: Tic Tac – barulho ao abrir a tampinha das balas, Yahoo! – animação, entusiasmo.

Estas foram cinco maneiras de muitas que ajudam a maioria dos criadores e que com certeza pode ajudar você também a criar o nome que você espera para sua empresa.

Aproveite para listar e colocar tudo no papel, classificando cada palavra de acordo com a lista acima. Pesquise seu nome criado na internet e órgãos que registram nomes, além disso procure o significado do seu nome em outras línguas para não ter nenhum equívoco assim como a montadora que veio para o Brasil Chana.

Em situações de duvidas não deixem de nos procurar, até a próxima!

Compartilhe sua opinião conosco