Você já parou para imaginar o porque e como as grandes empresas criaram o nome delas e de que ideia e dialogo saiu este nome? Separei para você algumas marcas que são bem conhecidas e o seus significados.

Acredito que poderá te ajudar a ter ideias mais claras a respeito de naming.

UBUNTU

Ubuntu é uma palavra que vem do Zulu, significa “Humanidade para todos”, o nome se enquadrou bem para um programa de código aberto e uso público.

ubuntu

TWITTER

No começo os fundadores estavam na dúvida em colocar o nome da rede social de Jiltter ou Twitch, mas a medida que eles iam descendo as palavras no dicionário iam achando várias palavras até chegar na palavra Twitter.

Eles viram o que significava e ficaram fascinados, então decidiram nomear de Twitter.

Twitter: Pequena explosão de informações inconsequentes, silvo de pássaros.

twitter

SKYPE

Skype veio de uma junção. No começo eles criaram o nome Skyper, porém o nome já tinha sido registrado, então criaram o nome somete Skype.

skype

SAMSUNG

Sam significa o número 3 e Sung significa estrelas. Na Coreia o número 3 é cultuado como um número de poder e grandeza.

samsung

NOKIA

No inicio a Nokia não tinha nada a ver com tecnologia, em meados do século 18 eles apenas fabricavam celulose de madeira. Depois de um tempo eles abriram mais uma fábrica e a mesma estava localizada ao lado de um rio chamado Nokianvirta, desde então a empresa levou parte do nome deste rio.

Não sei ao certo o porque desta escolha, mas o que sei é isso.

nokia

JOOMLA!

Jumla (em swahili) significa “todos juntos” ou “como um todo”, depois de escolhido eles alteraram um pouco o nome para melhorar a fonética e pronuncia.

joo

INSTAGRAM

Os desenvolvedores queriam um nome que remetesse o ato de “Gravar” algo “Aqui e agora”. Lógico que isso em inglês, o que resultou o nome atual.

instagram

FOURSQUARE

A única proposta do fundador era que ele queria um nome divertido e que fosse chamativo.

fourold

FLICKR

Eles, primeiramente, criaram o nome Flicker, porém já existia, então retiraram a letra “e”.  O que tudo indica é que o nome criado havia sido muito querido, então preferiram tirar a letra do que criar outro nome. Mas não temos certeza sobre essa indicação, nem mais informações sobre a criação. flickr

EBAY

Esse nome foi criado com muita facilidades mesmo. No inicio o nome da empresa era “Echo Bay Technology Group” Mas na hora de criar um site, sugeriram colocar o endereço do site como “Echo Bay” e adivinha o que aconteceu na procura?

O nome já era registrado, então simplificaram para “eBay”, simples né?!

ebay

AMAZON

Como todo mundo sabe Amazon vem de Amazônia, o fundador queria um nome de algo que seria exótico e diferente. Então escolheu Amazon, porque lembra bastante o rio amazônico que é um dos maiores do mundo e é o que ele esperava que fosse sua empresa, a maior do mundo!

amazon

WIKIPEDIA

Wiki em havaiano significa “Rápido” e a ideia era criar uma enciclopédia de consulta rápida, então pegaram parte do nome enciclopédia e juntaram com Wiki. Mamão com açúcar!

Wikipedia

Nem sempre o processo de Naming é tão fácil e rápido como alguns acima foram mencionados, para toda criação exige um estudo, aprendizado e teoria sobre o conceito que a empresa deseja passar aos seus clientes e público-alvo. Mas cabe ao criador saber sobre o que deseja transparecer, como no caso da Amazon, que só queria dizer  o que desejava ser: ” a maior empresa do mundo”, mesmo que o nome não estivesse tão atrelado aos seus produtos ou serviços.

Esperamos que tenha gostado e refrescado um pouco suas ideias sobre criação de nomes.

Compartilhe sua opinião conosco